domingo, 31 de agosto de 2025
Nove municípios entram no Mapa do Turismo Goiano 2025

Nove municípios entram no Mapa do Turismo Goiano 2025

A região Agroecológica foi a que ganhou mais municípios: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás

11 de julho de 2025

Remansão é um dos atrativos de Nova Roma, que entrou para Mapa do Turismo de Goiás em 2025

O governo de Goiás divulgou a atualização deste ano do Mapa do Turismo do Estado, que passa a contar com 97 municípios. Entraram no radar da Goiás Turismo e do Ministério do Turismo (Mtur) as cidades de São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo.

O novo mapa continua dividido em 12 regiões turísticas. Com uma mudança registrada de nome: a região Pegadas no Cerrado chama-se, agora, Agroecológica.

Aliás, a região Agroecológica foi a que ganhou mais municípios: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás. A região tem ainda a Rota do Agro em Rio Verde e águas quentes em Jataí. Além da vitivinicultura e do ecoturismo em Paraúna) e o turismo de aventura e o Circuito de Parapente em Jandaia.

Crescimento

Já a Região Turística Terra Ronca cresceu com a entrada de Damianópolis e Nova Roma, no Nordeste Goiano, com potencial para o ecoturismo. “Estamos construindo nosso Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae. Devemos entregar em agosto as instalações do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”, informa o secretário de Turismo de Damianópolis, Klécio Gonçalves de Araújo.

“Nossa expectativa é fazer com que a nossa cidade seja reconhecida nacional e internacionalmente como uma referência em ecoturismo”, diz a secretária de Turismo de Nova Roma, Adrielly Xavier de Sousa. Ela cita alguns dos atrativos do município, como as cachoeiras Paredão do Céu e Forquilha; o Remansão, e a Toca do Macaco que proporciona áreas para banho em água cristalina, camping, práticas esportivas e refeições.

O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, ressalta que o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 10,8% em abril. A maior alta registrada no país para o período, segundo IBGE.

Critérios

Para entrar no Mapa do Turismo é preciso cumprir alguns critérios obrigatórios. O município pretendente deve, por exemplo, possuir órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo. Além de destinar dotação para a área na lei orçamentária anual e ter um Conselho Municipal de Turismo ativo, entre outros.

Os 97 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro – Goiás estão divididos em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.

Saiba mais: Turismo goiano é o que mais cresce no país

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.