Jovem começou seu negócio em um pequeno apartamento e com apenas R$ 4 mil. Hoje, está em um dos bairros mais nobres de Goiânia.
Em 2015, a goiana Lydiane Negreiros, então estudante de administração, dividia um apartamento com três colegas. Embora tivesse um bom emprego na obra do Aeroporto de Goiânia, pela antiga construtora Odebrecht, o desejo de empreender falou mais alto. Ela queria algo próprio.
Foi assim que, com apenas R$ 4 mil, Lydiane investiu em um caldeirão, algumas panelas, colheres e utilizou o modesto fogão de quatro bocas de seu apartamento. Dessa forma, nascia a Bendita Feijuca, que hoje é referência em feijoada artesanal em Goiânia.
No entanto, os desafios surgiram logo no início. Faltava dinheiro até mesmo para os ingredientes das primeiras entregas. Por isso, ela precisou vender sua câmera fotográfica semiprofissional. Ainda assim, seguiu em frente com determinação.
Enquanto isso, no Instagram, a futura empresária criava uma base de seguidores. Postava fotos apetitosas — nem sempre de suas feijoadas —, mas que despertavam o interesse do público. Assim, já no primeiro fim de semana, o sucesso foi imediato.
Contudo, o trajeto até o sucesso envolveu muita superação. Em um dia comum, Lydiane acabou esquecendo o fogão ligado enquanto atendia um cliente ao telefone, o que provocou um pequeno incêndio na varanda.
Como resultado, os vizinhos passaram a temer o funcionamento da cozinha no local. Dessa maneira, ela teve que se mudar.
Aliás, essa foi apenas a primeira de muitas mudanças. Ao longo de seis anos, Lydiane mudou de endereço sete vezes. No entanto, em 2019, conseguiu recursos para abrir seu primeiro ponto comercial. Mas, logo em seguida, chegou a pandemia — e o local precisou ser fechado. Mesmo diante disso, ela não desistiu e continuou com as entregas.
Importante destacar que Lydiane não tinha experiência prévia na área gastronômica. Assim sendo, desenvolveu todo o processo produtivo com base em tentativa e erro, aprendendo a cada dia. E deu certo.
Agora, dez anos depois da primeira feijoada servida no apartamento, Lydiane comemora a nova fase da marca com a inauguração do Casarão Bendita, no Setor Marista — um dos bairros mais nobres de Goiânia.
Nesse novo espaço, os clientes podem viver uma experiência gastronômica completa. O ambiente tem arquitetura inspirada em casas dos anos 1970 e paredes com textura de reboco baiano, o que reforça o clima acolhedor e nostálgico.
Além disso, o cardápio do Casarão Bendita valoriza pratos tradicionais da culinária brasileira, como: feijoada artesanal, carro-chefe da casa; galinhada típica de Goiás; moqueca capixaba; e parmegiana tradicional.
No horário de almoço, o restaurante serve um buffet à vontade em panelas de barro, tudo por um valor fixo. Além disso, o local poderá ser usado para eventos fechados.
E tem mais: futuramente, o casarão oferecerá um café da manhã no estilo “comida de vó”, aproveitando ainda mais o ambiente familiar e o clima caseiro que conquistou os goianienses.
Durante este início de funcionamento, o restaurante abre diariamente das 11h às 16h, mas a expectativa é de ampliar o horário em breve.
Para marcar a década de existência da marca, Lydiane e sua equipe organizaram uma ação especial: foram distribuídos gratuitamente mais de 500 kits de feijoada pelas ruas de Goiânia. A iniciativa reforçou o vínculo da marca com a comunidade e emocionou antigos e novos clientes.
A história de Lydiane Negreiros representa com perfeição o espírito do empreendedorismo feminino no Brasil: coragem, criatividade e resiliência.
O sucesso da Bendita Feijuca comprova que, com paixão e esforço, é possível transformar uma cozinha simples em um restaurante de referência na capital goiana.