domingo, 31 de agosto de 2025
Caiado busca diálogo com EUA para reduzir impacto do tarifaço

Caiado busca diálogo com EUA para reduzir impacto do tarifaço

Caiado negocia com os EUA para reduzir impactos do tarifaço sobre exportações goianas, como carne e açúcar.

1 de agosto de 2025

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta quinta-feira (31/7) que está em articulação direta com o governo dos Estados Unidos. Objetiva minimizar os impactos negativos do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump ao Brasil, sobretudo sobre a economia goiana.

De acordo com o governador, a intenção é negociar a exclusão de novos produtos da lista de tarifação americana. O que garantirá condições mais competitivas para os empresários goianos no mercado internacional.

Entre os setores mais afetados estão os de carnes e açúcar, que têm forte representatividade nas exportações do estado.

Além disso, Caiado busca com a sua equipe construir medidas emergenciais que ofereçam suporte às empresas que serão mais penalizadas com a nova taxação. Segundo ele, a prioridade é garantir a sobrevivência dos negócios locais e preservar os empregos dos goianos.

Representantes dos EUA

Como parte da estratégia de defesa dos interesses de Goiás, Caiado informou que participou de uma audiência por videoconferência com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar.

Durante o encontro, o governador reforçou a importância de se manterem os laços comerciais e institucionais entre Goiás e os Estados Unidos.

“Sempre existiu uma parceria sólida entre o governo de Goiás e os Estados Unidos. É fundamental manter esse nível de cooperação, especialmente em momentos como este. O setor produtivo espera esse respaldo do governo americano”, afirmou Caiado.

O governador também expressou sua insatisfação com a manutenção de setores estratégicos na lista de tarifas, o que poderá comprometer significativamente a balança comercial do estado.

Segundo Caiado, Gabriel Escobar demonstrou sensibilidade ao pleito goiano e se comprometeu a levar o assunto ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para tentar reduzir os impactos negativos sobre o setor produtivo goiano.

Medidas de apoio

Enquanto o impasse internacional não é resolvido, o Governo de Goiás anunciou que irá implementar uma série de medidas emergenciais para amparar as empresas atingidas pela nova tarifação. Essas ações buscam reduzir os prejuízos, preservar empregos e manter a competitividade das exportações goianas.

Saiba mais: Estado prepara primeiro pacote de R$ 100 milhões

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.