Desse total, 1.256 são empresas com capital social superior a R$ 500 mil, que representam mais de R$ 5,2 bilhões em capital.
Goiás continua a se destacar no cenário do empreendedorismo brasileiro. Entre janeiro e julho de 2025, 27 mil novas empresas surgiram no estado. Desse total, 1.256 são empresas com capital social superior a R$ 500 mil, o que reforça a presença de grandes investidores no estado. Juntas, essas organizações têm capital de R$ 5,2 bilhões.
Além disso, o capital social total das novas empresas, incluindo pequenos e médios negócios formalizados no período, supera R$ 6,8 bilhões. De acordo com dados oficiais da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
Somente em julho, registrou-se 3.724 novas empresas em Goiás (excetuando-se os Microempreendedores Individuais – MEIs). Com isso, o número total de empreendimentos ativos no estado ultrapassa a marca de 1,2 milhão, considerando todas as categorias empresariais, inclusive os MEIs.
Como já era esperado, Goiânia segue como o principal polo de empreendedorismo em Goiás, com 1.375 novos registros empresariais apenas em julho — o equivalente a mais de 30% de todas as novas aberturas no estado.
Em seguida, destacam-se os municípios de Anápolis (255 novas empresas), Aparecida de Goiânia (219), Rio Verde (128) e Goianésia (69), reforçando a interiorização do desenvolvimento econômico.
De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o cenário atual é de expansão também entre os grandes negócios.
“O relatório aponta uma média de 179 grandes empresas abertas por mês, com capital social acima de R$ 500 mil. No geral, Goiânia concentra 380 mil empresas ativas, enquanto Aparecida de Goiânia se aproxima da marca de 100 mil CNPJs. Em todo o estado, já são cerca de 27 mil novos registros nos sete primeiros meses do ano”, detalha o dirigente.
No recorte por segmentos econômicos, os setores com maior número de novos registros empresariais mantêm a tendência observada em meses anteriores. Lideram a lista os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, seguidos por empresas de promoção de vendas.
Além disso, chamam a atenção as atividades relacionadas à preparação de documentos e serviços administrativos especializados não especificados anteriormente, consultoria em gestão empresarial (exceto as técnicas específicas), bem como o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.