sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Axía Resources abre 3 km de trincheiras em Goiás

Axía Resources abre 3 km de trincheiras em Goiás

Além da abertura de trincheiras, mineradora iniciou a primeira etapa da sondagem exploratória em Bom Jardim de Goiás.

12 de setembro de 2025

A Axía Resources, empresa brasileira de mineração focada em metais estratégicos, anunciou a abertura de 3 quilômetros de trincheiras em Bom Jardim de Goiás. A iniciativa faz parte da etapa de pesquisa complementar da jazida de cobre adquirida em leilão da CPRM em 2022. E marca um passo decisivo para a expansão da reserva mineral na região.

Com a licença ambiental emitida pela Semad, do governo de Goiás, a Axía iniciou a mobilização para os trabalhos de prospecção visando a continuidade do programa de exploração mineral.

Além da abertura de quase 3 km de trincheiras, iniciou a primeira etapa da sondagem exploratória. Essa fase de coleta sistemática de dados confirmará o potencial geológico parar ouro do projeto.

“Já iniciamos a abertura de trincheiras para interceptar anomalias previamente delimitadas por estudos geoquímicos e evidências de garimpos históricos. Estão previstas aproximadamente 3 km de trincheiras licenciadas, que permitirão a realização de mapeamento geológico detalhado e amostragem sistemática”, afirmou Leonardo Prudente, diretor executivo da companhia.

Alto potencial

Dentre os resultados mais expressivos está uma amostragem de rocha que atingiu 13.000 ppb (partes po bilhão) de ouro. É um teor extremamente alto para amostras de solo ou rocha, sugerindo forte presença de ouro no material analisado.

Com presença em Goiás, Tocantins e Bahia, a Axía Resources possui 22 alvarás de pesquisa mineral que abrangem cerca de 40 mil hectares. A empresa se destaca por explorar minerais essenciais para a transição energética e para a indústria de alta tecnologia, como ouro, cobre, lítio, níquel, grafita e elementos de terras raras.

Saiba mais: Axia investirá R$ 40 milhões em laboratório em Goiás

Jornalista e empreendedor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.