segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Fábrica goiana exporta cereal matinal para 20 países

Fábrica goiana exporta cereal matinal para 20 países

Com fábrica em Itumbiara desde 1996, Alca Foods está presente em todos os estados brasileiros.

29 de setembro de 2025

Roberval Dias Martins: “A meta é ampliarmos as exportações para um terço do nosso faturamento”

A empresa goiana Alca Foods se consolidou como líder na produção de cereais matinais no Brasil. Fundada em 1996 e com fábrica em Itumbiara, está presente em praticamente todos os estados brasileiros. Atendendo desde grandes redes supermercadistas até pequenos e médios varejistas.

No exterior, os produtos da marca já chegam a cerca de 20 países na América do Sul, Europa, América Central, África, Oriente Médio e Ásia. A empresa tem como meta ampliar suas exportações, elevando o percentual para um terço do faturamento nos próximos anos.

“Também temos o objetivo de dobrar as vendas no mercado interno e triplicar o faturamento (não divulgado) em até três anos”, afirma o diretor-presidente, Roberval Dias Martins.

Competitividade

Segundo Roberval Martins, o grosso do faturamento da Alca Foods está concentrado em cerca de 40 clientes de grande porte. Mas a empresa mantém políticas que garantem condições de competitividade para os menores parceiros.

“Nós damos condição de comprarem o nosso produto e passarem para seus clientes os descontos. Porque o nosso produto é um tipo de cereal que cabe no bolso da maioria das pessoas. Não é porque eu faço pacotinho pequenininho, mas porque o nosso cereal tem um preço bastante competitivo”, diz.

A estratégia combina ampliação da produção, expansão internacional e lançamento de novos produtos. Tudo para consolidar a Alca Foods como uma das maiores indústrias de cereais matinais do país. “Conseguimos democratizar o acesso, sem abrir mão da qualidade. Nosso desafio agora é continuar crescendo e inovando”, afirma o presidente.

Roberval Martins contou ainda o principal sucesso do negócio: tornar os produtos mais acessíveis no mercado nacional, reduzindo o preço médio do quilo do produto de 11 para 6 dólares.

Posição estratégica

O empresário ainda explica o principal motivo de ter escolhido Itumbiara para receber a fábrica da Alca Foods. “Era a cidade ideal. Além da localização estratégica próxima a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, acreditávamos no desenvolvimento da região, o que de fato se confirmou”, explica.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 450 colaboradores e movimenta, em média, cinco caminhões de produtos por dia. Sendo que 10% desse volume já segue para o mercado externo.

Ao longo de quase três décadas, a empresa construiu um catálogo de cerca de 90 itens, que vão além dos cereais matinais. A linha inclui granolas, mingaus, achocolatados, refrescos em pó, gelatinas e barras de cereais, atendendo a diferentes perfis de consumo.

Parte da matéria-prima é adquirida em Goiás. Mas insumos como cacau, vitaminas e açúcar mascavo são buscados em outros Estados ou importados, garantindo padrões internacionais de qualidade.

Investimentos e expansão

A fábrica ocupa atualmente 10 mil metros quadrados, mas já há planos de expansão com a construção de mais 3,1 mil metros quadrados, para a instalação de novas linhas de produção. O objetivo é ampliar a capacidade e diversificar ainda mais o portfólio, fortalecendo categorias como achocolatados, gelatinas e refrescos em pó.

Nos últimos anos, a empresa tem aproveitado a participação em feiras nacionais e internacionais para lançar produtos e consolidar parcerias. Em eventos como a SuperAgos, em Goiás, e a Anuga, na Alemanha, a marca reforça sua presença no mercado e amplia conexões comerciais.

A Alca Foods também se destaca pela busca constante de qualidade. A empresa é auditada por organismos internacionais, como a SGS, o que garante a excelência dos processos produtivos. Além de suas próprias marcas, a indústria fabrica para grandes redes, como o Carrefour e a rede Cencosud, exigindo altos padrões de controle e eficiência.

Saiba também: Imperador Alimentos vai construir 4 fábricas em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.