A empresa goiana Alca Foods se consolidou como líder na produção de cereais matinais no Brasil. Fundada em 1996 e com fábrica em Itumbiara, está presente em praticamente todos os estados brasileiros. Atendendo desde grandes redes supermercadistas até pequenos e médios varejistas.
No exterior, os produtos da marca já chegam a cerca de 20 países na América do Sul, Europa, América Central, África, Oriente Médio e Ásia. A empresa tem como meta ampliar suas exportações, elevando o percentual para um terço do faturamento nos próximos anos.
“Também temos o objetivo de dobrar as vendas no mercado interno e triplicar o faturamento (não divulgado) em até três anos”, afirma o diretor-presidente, Roberval Dias Martins.
Segundo Roberval Martins, o grosso do faturamento da Alca Foods está concentrado em cerca de 40 clientes de grande porte. Mas a empresa mantém políticas que garantem condições de competitividade para os menores parceiros.
“Nós damos condição de comprarem o nosso produto e passarem para seus clientes os descontos. Porque o nosso produto é um tipo de cereal que cabe no bolso da maioria das pessoas. Não é porque eu faço pacotinho pequenininho, mas porque o nosso cereal tem um preço bastante competitivo”, diz.
A estratégia combina ampliação da produção, expansão internacional e lançamento de novos produtos. Tudo para consolidar a Alca Foods como uma das maiores indústrias de cereais matinais do país. “Conseguimos democratizar o acesso, sem abrir mão da qualidade. Nosso desafio agora é continuar crescendo e inovando”, afirma o presidente.
Roberval Martins contou ainda o principal sucesso do negócio: tornar os produtos mais acessíveis no mercado nacional, reduzindo o preço médio do quilo do produto de 11 para 6 dólares.
O empresário ainda explica o principal motivo de ter escolhido Itumbiara para receber a fábrica da Alca Foods. “Era a cidade ideal. Além da localização estratégica próxima a São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, acreditávamos no desenvolvimento da região, o que de fato se confirmou”, explica.
Atualmente, a empresa conta com cerca de 450 colaboradores e movimenta, em média, cinco caminhões de produtos por dia. Sendo que 10% desse volume já segue para o mercado externo.
Ao longo de quase três décadas, a empresa construiu um catálogo de cerca de 90 itens, que vão além dos cereais matinais. A linha inclui granolas, mingaus, achocolatados, refrescos em pó, gelatinas e barras de cereais, atendendo a diferentes perfis de consumo.
Parte da matéria-prima é adquirida em Goiás. Mas insumos como cacau, vitaminas e açúcar mascavo são buscados em outros Estados ou importados, garantindo padrões internacionais de qualidade.
A fábrica ocupa atualmente 10 mil metros quadrados, mas já há planos de expansão com a construção de mais 3,1 mil metros quadrados, para a instalação de novas linhas de produção. O objetivo é ampliar a capacidade e diversificar ainda mais o portfólio, fortalecendo categorias como achocolatados, gelatinas e refrescos em pó.
Nos últimos anos, a empresa tem aproveitado a participação em feiras nacionais e internacionais para lançar produtos e consolidar parcerias. Em eventos como a SuperAgos, em Goiás, e a Anuga, na Alemanha, a marca reforça sua presença no mercado e amplia conexões comerciais.
A Alca Foods também se destaca pela busca constante de qualidade. A empresa é auditada por organismos internacionais, como a SGS, o que garante a excelência dos processos produtivos. Além de suas próprias marcas, a indústria fabrica para grandes redes, como o Carrefour e a rede Cencosud, exigindo altos padrões de controle e eficiência.