quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Conta de energia aumenta quase 20% em Goiás

Conta de energia aumenta quase 20% em Goiás

Aneel aprova reajuste médio de 18,5% nas tarifas da Equatorial Goiás, que começa valer imediatamente para 3,5 milhões de consumidores.

21 de outubro de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (21/10), o Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Equatorial Goiás Distribuidora de Energia. E prepare o bolso: o aumento médio ficou em 18,5% para cerca de 3,5 milhões de consumidores atendidos pela empresa no estado. Mais: começa vigorar a partir desta quarta-feira (22).

Segundo a Aneel, o cálculo considera um diferimento tarifário negativo de quase R$ 270 milhões. Sem esse mecanismo de compensação, o reajuste seria ainda maior, chegando a 21,45%.

O reajuste atinge consumidores de baixa e alta tensão de forma diferenciada. Os consumidores de baixa tensão (residencial, rural, industrial, comércio e iluminação pública) vão arcar com o maior aumento na conta: 19%. Já os consumidores de alta tensão (indústrias e grandes consumidores) terão reajuste de 17% na energia consumida. Para os consumidores residenciais (classe B1), o reajuste médio será de 18,7%.

Fatores

De acordo com a Aneel, os principais fatores que impactaram o reajuste foram: aumento de encargos setoriais, que cresceram 5,98%; custos relacionados à distribuição, transporte e aquisição de energia; componentes financeiros considerados no processo tarifário.

O efeito médio da alta tensão contempla os subgrupos A2 (88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (2,3 a 25 kV). Já no caso da baixa tensão, a média inclui as classes B1 (residencial, incluindo baixa renda), B2 (rural), B3 (industrial, comercial, serviços e poder público) e B4 (iluminação pública).

A Equatorial Goiás, com sede em Goiânia, é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o estado e integra o grupo Equatorial Energia, um dos maiores do setor elétrico no país. O reajuste tarifário anual é previsto em contrato e regulado pela Aneel, refletindo custos de operação, investimentos e encargos do setor.

Saiba mais:

Aneel aplica multa de R$ 15 milhões à Equatorial Goiás

Empresários voltam a cobrar investimentos na rede de energia em Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.