Usina em Aparecida de Goiás tem potência de 145 megawatts (MW) e marca entrada da empresa no estado.
A Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F, anunciou nesta quarta-feira (22/10) a compra da usina termelétrica Goiânia II, pertencente à GNPW Participações. Localizada em Aparecida de Goiás (GO), a unidade tem potência instalada de 145 megawatts (MW). Não houve divulgação sobre o valor da transação.
A aquisição acontece uma semana depois da Âmbar Energia ter anunciado a compra da participação da Eletrobras. A companhia é controlada pelos irmãos goianos Joesley e Wesley Batista.
Ao todo, a Âmbar conta com 50 usinas e opera mais de 4,5 GW de potência, em usinas hidrelétricas, solares, biomassa, biogás, gás natural e carvão mineral. Sem contar as operações ainda pendentes de conclusão. Também atua na comercialização e gestão de energia e na operação de gasodutos.
A usina, que tem 145 MW de potência instalada com motogeradores a diesel, soma-se ao portfólio de 6,5 GW da Âmbar, considerando as transações que ainda estão em andamento e precisam do aval dos órgãos reguladores.
Em 2024, a Petrobras vendeu a participação que detinha na termelétrica, de 30%, para a Enegen por R$ 10,6 milhões. O fechamento da transação ocorreu com a assinatura do contrato de compra e venda das ações.
À época, a Petrobras justificou a venda alegando que o empreendimento estava desalinhado à estratégia de descarbonização das operações, por se tratar de térmica a óleo.