Em agosto último, conforme o IBCR, que é a prévia do PIB, o crescimento foi de 5,1% e superou a média nacional de 0,1%

O Estado de Goiás liderou o crescimento econômico do país em agosto deste ano, ao registrar aumento de 5,1% na comparação ao mesmo mês de 2024. Em igual período, a média nacional registrou aumento de apenas 0,1%.
De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), Goiás atingiu o maior nível de atividade para um mês de agosto da série histórica.
Conforme apuração do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), a economia goiana também apresentou desempenho positivo nas variações acumuladas no ano e em 12 meses, com crescimento de 4,9% e 4,7%, respectivamente.
Nesses indicadores, Goiás também superou a média nacional de 2,6%, para o crescimento acumulado no ano e de 3,2% em 12 meses.
“Goiás tem apresentando um crescimento constante. A força e a diversificação da economia goiana são comprovadas pelos números, que mostram um desempenho acima da média nacional”, destacou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
IBCR e PIB
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, é divulgado mensalmente. De acordo com a instituição financeira, ele permite o acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica.
Já o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente, fornece um retrato mais amplo da economia. O IBCR é baseado em dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outras fontes oficiais.