
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás) vai trabalhar na internacionalização dos Pequenos Negócios Goianos em 2026.
A meta foi apresentada como um dos três eixos de atuação da entidade para o ano que vem durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11/12). Os outros dois eixos centrais serão o uso da Inteligência Artificial e a educação empreendedora.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), José Mário Schreiner, e pelos diretores do Sebrae Goiás, ao fazerem balanço das realizações do ano passado e apresentarem uma série de ações para 2026.
Em 2024, Goiás exportou cerca de R$ 10,9 bilhões para mercados internacionais. Deste total, apenas R$ 20,3 milhões (0,18%) foram de pequenos negócios. O valor é muito baixo, principalmente levando em conta que 46% das empresas exportadoras são pequenos negócios. No estado, são 505 exportadoras de um total de 927 mil, sendo 234 delas micro e pequenas empresas.

“Vamos trabalhar para que as empresas tenham melhores produtos, maior competitividade e estejam preparadas, com maturidade para enfrentar o mercado externo”, explicou o diretor técnico, Marcelo Lessa.
Medidas
Algumas medidas serão tomadas a fim de transformar essa situação na exportação dos pequenos negócios. Entre elas, a disponibilização de um curso na Escola de Negócios do Sebrae Goiás voltado para o assunto que se chamará “Internacionalização de seu negócio”.
Também será disponibilizado o Move+ Vendas, projeto de acesso a mercados que apoia e capacita os Pequenos Empreendedores com diagnósticos, consultorias e contato com agentes do mercado internacional.
A primeira rodada técnica do projeto acontecerá em 2026, em Portugal, e contemplará pequenas empresas do setor de bebidas. Além disso, o Sebrae conta com uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Juntamente com outras entidades, a parceria promove o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita micro e pequenas empresas brasileiras a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura.
IA e Educação Empreendedora
Apenas 27% dos pequenos empreendedores utilizam Inteligência Artificial em seus negócios. O objetivo do Sebrae é aumentar para 38% e fechar o ano que vem com 50%. Na parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Sebrae prevê cinco linhas de atuação.

Entre elas cursos na Escola de Negócios, o Sebrae na sua Empresa, além de um minicurso de Chat GPT para empresas. A principal iniciativa se chama Inicia.IA, que contará com vídeos, e-books, palestras, cursos e oficinas presenciais e on-line.
Quanto à educação empreendedora, atuação bastante consolidada do Sebrae como um todo, o objetivo é ampliar a cobertura de alunos e o número de escolas atendidas pelo programa. Em 2025, foram mais de 232 mil alunos atendidos, o que configura crescimento de 547% em relação a cinco anos atrás.
Resultados
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), José Mário Schreiner, destacou que o Sebrae Goiás superou os 2 milhões de atendimentos nos últimos três anos e já atingiu a meta prevista para o final de 2026. Só em 2025, foram mais de 926 mil atendimentos.
A interiorização foi ressaltada pelo presidente como uma das ações que permitiu atingir a meta antecipadamente. Outra ação citada foi o trabalho feito pela Caravana Empreender com Você, agora com a Unidade Móvel de Atendimento, que percorre o estado levando serviços a regiões mais remotas.
“O apoio ao pequeno empreendedor é algo que precisamos comemorar muito, já que representa 95% das empresas no estado, 72% dos empregos gerados e 38% do PIB estadual”, afirmou.
Das 927 mil empresas ativas em Goiás, 95% são pequenos negócios. Os microempreendedores individuais (MEI) somam 55%, as microempresas (ME), 39%, e as empresas de pequeno porte (EPP) representam 6%.
“Quando olhamos para esses números vemos uma grande oportunidade de atendimento de um maior número de empresas, e o Sebrae possui não só a expertise, como a capilaridade para capacitar os empreendedores e os que pretendem empreender em nosso estado”, afirmou o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto.