Auditor fiscal e ex-titular da SIC, Adonídio Neto deve assumir em janeiro a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços.

A Prefeitura de Goiânia deve oficializar, em janeiro, a nomeação do auditor fiscal Adonídio Neto Vieira Júnior para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). A escolha do prefeito Sandro Mabel e chega com um peso adicional: trata-se de uma indicação direta do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE), que reúne as principais instituições representativas do setor produtivo do estado.
A posse depende do trâmite formal para que o Governo de Goiás coloque o servidor estadual à disposição do município. Aos 46 anos, Adonídio Neto é auditor de carreira da Receita Estadual e possui trajetória reconhecida em posições estratégicas da gestão pública goiana.
Já exerceu funções como delegado regional de Fiscalização de Goiânia, superintendente Executivo da Receita Estadual, subsecretário de Atração de Investimentos, subsecretário de Políticas Públicas de Obras e Saneamento e secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás.
Em carta encaminhada ao prefeito, os presidentes das entidades do Fórum Empresarial manifestaram “integral e irrestrito apoio” ao nome indicado, destacando a necessidade de um gestor com profundo domínio técnico sobre temas econômicos, fiscais e de desenvolvimento urbano — áreas consideradas essenciais para o novo ciclo econômico previsto para Goiânia.
“Diante de uma pasta com necessidade de um gestor com profundos conhecimentos nas áreas econômicas e fiscais que regem o desenvolvimento urbano e regional, o nome de Adonídio Neto apresenta-se não apenas como uma escolha de confiança, mas como uma decisão estratégica para a capital”, afirma o documento.
O Fórum ressaltou ainda que sua atuação recente à frente da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) garante a “expertise necessária para fomentar um ambiente de negócios atrativo para novos investimentos”.
“Conheço o Adonídio há muito tempo, sei da sua competência como técnico, da experiência no setor público e da habilidade de dialogar com o meio produtivo. Tenho certeza que fará um ótimo trabalho conosco na Prefeitura de Goiânia”, afirmou o prefeito.
A expectativa do Paço Municipal é que Adonídio Neto assuma com a missão de estreitar o diálogo permanente com o setor produtivo, destravar gargalos regulatórios e fortalecer a estratégia econômica da gestão Sandro Mabel — que coloca a Sedicas como peça central do projeto de tornar Goiânia mais competitiva nacionalmente.
Entre as prioridades definidas pelo prefeito estão: desburocratização dos processos empresariais, com foco na melhoria do ambiente de negócios; atração de novos investimentos e fortalecimento das bases econômicas da capital; descentralização industrial, com a criação de polos setoriais distribuídos pela cidade — estratégia voltada à geração de emprego e dinamização econômica de bairros antes menos atendidos em infraestrutura; integração intersetorial, garantindo diálogo alinhado entre Sedicas, Planejamento Urbano, Obras, Finanças, Meio Ambiente e outras pastas.
A Sedicas está sem titular desde 11 de dezembro, quando Bárbara Jullienny de Sousa deixou o comando da secretaria, o que reforça a expectativa do setor produtivo pela retomada de ritmo na agenda de desenvolvimento econômico.