terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Empresários demonstram otimismo com economia de Goiânia

Empresários demonstram otimismo com economia de Goiânia

Goiânia inicia 2026 com confiança do setor produtivo, avanço no ambiente de negócios e perspectivas de crescimento econômico.

12 de janeiro de 2026

Novo secretário Adonídio Neto e o prefeito Sandro Mabel

A presença maciça de lideranças empresariais na posse do novo secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Adonídio Neto, nesta segunda-feira (12), sinaliza um momento de confiança e otimismo do setor produtivo em relação ao futuro econômico de Goiânia.

Indicada pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás, a nomeação foi interpretada como um gesto claro de alinhamento entre a gestão municipal e o empresariado.

A solenidade, realizada no Paço Municipal, reuniu representantes das principais entidades econômicas do Estado e consolidou a leitura de que a capital entra em 2026 com um ambiente mais organizado, previsível e atrativo para investimentos.

Para o prefeito Sandro Mabel, a escolha reflete a estratégia de fortalecer o desenvolvimento econômico por meio do diálogo institucional e da parceria com a iniciativa privada.

Expectativas positivas

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, afirmou que o ano começa com boas perspectivas para a capital. Segundo ele, a gestão municipal promoveu ajustes importantes ao longo de 2025, criando bases sólidas para novas entregas.

“Goiânia foi preparada para receber investimentos, ampliar sua infraestrutura produtiva e acolher os esforços do empreendedorismo”, destacou.

Na mesma linha, o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Portilho, o Chequinho, avaliou que a cidade entra em um novo ciclo. “A expectativa para 2026 é muito boa, com uma Goiânia bem administrada e organizada”, afirmou.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Barbo, a nomeação reforça um processo que já vinha dando resultados. “A prefeitura já vem fazendo muito certo e agora fará melhor”, resumiu.

Alinhamento institucional

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, ressaltou que o apoio do setor produtivo à gestão municipal é um indicativo de estabilidade institucional. “Há convicção de que cada ano será melhor para Goiânia”, afirmou.

Representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), o vice-presidente Thiago Falbo destacou que a indicação de Adonídio Neto tem a chancela do empresariado. “Estamos confiantes de que ele atenderá às expectativas do setor”, disse.

Já o secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Santana, apontou que a integração entre município e Estado tende a acelerar o crescimento econômico. Para ele, a capital deve acompanhar o ritmo positivo da economia goiana em 2026.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Francisco Júnior, reforçou a importância das parcerias público-privadas para geração de emprego e renda. “O desenvolvimento passa necessariamente pelo setor produtivo”, afirmou.

Cenário favorável

A posse de Adonídio Neto ocorre em um momento em que Goiânia apresenta indicadores econômicos robustos. Em 2025, a capital liderou o ranking estadual de abertura de empresas, com quase 60 mil novos registros. Do total de 1,27 milhão de empresas ativas em Goiás, cerca de 31% estão em Goiânia.

O saldo de empregos formais entre janeiro e novembro do ano passado superou 20 mil vagas, além do crescimento expressivo no número de microempreendedores individuais.

Atualmente, Goiânia é a 15ª maior economia do Brasil e a segunda maior do Centro-Oeste, além de se consolidar como hub regional em áreas estratégicas como saúde, educação e moda atacadista.

Metas

Ao assumir a pasta, Adonídio Neto afirmou que o foco será potencializar as vantagens competitivas do município, atrair investimentos, diversificar a matriz econômica e qualificar a mão de obra. “Nosso objetivo é melhorar a posição de Goiânia no mercado nacional e internacional”, destacou.

O prefeito Sandro Mabel estabeleceu como meta que a secretaria avance “quatro anos em três”, com ações voltadas à ampliação da industrialização, fortalecimento de polos produtivos, financiamento de tecnologia e capacitação profissional. “Goiânia é uma cidade boa para se morar e investir”, afirmou.

Saiba mais: PIB de Goiânia cresce e soma R$ 75,8 bilhões em 2023

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.