quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Goiás lança programas para destravar distritos industriais

Goiás lança programas para destravar distritos industriais

Governo lança Codego Mais Legal e Descomplica Codego para garantir segurança jurídica e atrair investimentos.

21 de janeiro de 2026

André Rocha, Daniel Vilela Ronaldo Caiado e Francisco Jr durante o lançamento dos dois programas da Codego

O governador Ronaldo Caiado lançou nesta terça-feira (20/1), em Goiânia, os programas Codego Mais Legal e Descomplica Codego. Desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), têm o objetivo de reduzir a burocracia, regularizar imóveis e garantir segurança jurídica aos empresários instalados nos distritos industriais do Estado.

As medidas atacam um dos principais gargalos históricos enfrentados pelo setor produtivo: a insegurança sobre a posse definitiva das áreas, entraves contratuais e débitos administrativos que dificultavam investimentos, acesso a crédito e expansão das empresas.

Atualmente, mais de 120 empresas aguardam autorização e regularização para se instalar nos distritos industriais administrados pela Codego, o que reforça o potencial de crescimento econômico nos próximos anos.

Durante o lançamento, Caiado classificou a iniciativa como uma ruptura com práticas do passado e um avanço estrutural para o ambiente de negócios em Goiás. “Isto é a liberdade total. É a desburocratização, segurança jurídica e garantia da propriedade àquelas pessoas que lá estão, até há mais de 30 anos. O que estamos assinando hoje é uma verdadeira carta de alforria a esses empresários”, afirmou.

Segundo Caiado, ao eliminar entraves burocráticos, o Estado cria condições para que o empresário invista, amplie suas operações e gere empregos, sem depender de processos lentos ou decisões discricionárias.

Mudança de cultura

O vice-governador Daniel Vilela destacou que o novo modelo representa uma transformação profunda na relação entre o poder público e o setor produtivo, rompendo com práticas antigas observadas em gestões anteriores.

“Temos hoje um governo de credibilidade, em que as decisões são tomadas com base na moralidade e na impessoalidade. Não há favorecimentos nem desvios de conduta”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Codego, Francisco Júnior, as mudanças criam um ambiente favorável para uma nova onda de investimentos privados no Estado. “Estamos falando da geração de cerca de 50 mil novos empregos em Goiás em 2026. Somente em Aparecida de Goiânia, são mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados já mapeados”, afirmou.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, reforçou que a segurança jurídica é decisiva para atrair novos projetos. “O que o governador Caiado faz hoje é garantir segurança jurídica para que os empresários invistam em Goiás e cresçam”, pontuou.

Codego Mais Legal

O Codego Mais Legal foi criado para resolver pendências administrativas, contratuais e financeiras das empresas já instaladas nos distritos industriais e agroindustriais do Estado. Entre os principais pontos do programa estão:

  • Regularização de débitos não tributários, com possibilidade de redução de multas e juros;
  • Solução de irregularidades contratuais e administrativas;
  • Ajustes em problemas de uso e ocupação dos imóveis;
  • Regularização de locações irregulares e atividades paralisadas.

Com isso, as empresas passam a operar em conformidade legal, eliminando entraves que impediam novos investimentos e acesso a financiamentos.

Descomplica Codego

Já o Descomplica Codego promove uma revisão profunda das normas que regem os distritos industriais. O programa:

  • Elimina cláusulas que dificultavam a consolidação da propriedade dos imóveis;
  • Autoriza a locação de áreas dentro dos distritos industriais;
  • Padroniza critérios técnicos e acelera processos.

Na prática, segundo a Codego, isso significa menos burocracia, mais acesso ao crédito, valorização dos imóveis industriais e maior capacidade de expansão das empresas.

As ações fazem parte do novo modelo de atuação da companhia, batizado de Codego 5.0, estruturado em três pilares: regularização, expansão e modernização.

Durante a solenidade, empresários receberam escrituras definitivas e tiveram cláusulas resolutivas retiradas. Garantindo a posse plena das áreas onde suas indústrias estão instaladas — um marco histórico para o setor.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, destacou o impacto simbólico e econômico da medida. “É um momento ímpar. Muitos empresários encerraram suas atividades sem ver isso se tornar realidade”, afirmou.

Saiba também: Juros elevados freiam investimentos das indústrias

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.