A nova gestão tem prioridade clara: ampliar a atuação e a representatividade do setor imobiliário em Goiás.

O Sindicato das Imobiliárias, Shoppings e Flats do Estado de Goiás (SecoviGoiás) elegeu a nova diretoria para mandato de quatro anos. A chapa única foi encabeçada por Antônio Carlos da Costa, que segue na presidência. Tendo como 1º vice-presidente João Victor Araújo — também à frente da ADUGO (Associação dos Desenvolvedores Urbanos) — e como 2º vice-presidente Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente da FecomércioGO.
A nova gestão tem prioridade clara: ampliar a atuação e a representatividade do setor imobiliário em Goiás. Especialmente na Região Metropolitana de Goiânia, um dos mercados mais dinâmicos do Centro-Oeste.
Ao fazer um balanço do primeiro mandato, Antônio Carlos da Costa destaca três metas estabelecidas à época: manter o sindicato forte e representativo, quitar o financiamento da sede própria no Jardim Goiás, em Goiânia, e fortalecer a área condominial.
Os objetivos foram cumpridos. Quitou no ano passado o empréstimo para construção da sede, reforçando a saúde financeira da entidade. Paralelamente, criou a estrutura do Secovi Condomínios, modelo autônomo e integrado à plataforma institucional, ampliando a atuação junto ao segmento condominial.
“Era uma área que precisava de maior apoio institucional. Estruturamos, fortalecemos e integramos à entidade”, pontua Costa.
Para o segundo mandato, o foco se desloca para a expansão da presença das imobiliárias e corretores organizados no mercado. Estudos apontam que o segmento formal atende hoje entre 30% e 40% das transações imobiliárias na região.
O dado revela uma oportunidade estratégica: existe até metade do mercado ainda a ser conquistada. “Temos 50% ou mais do mercado para avançar, sempre com ética e profissionalismo. Precisamos fortalecer nosso segmento”, afirma o presidente reeleito.
Essa agenda será conduzida a partir de um planejamento estratégico participativo, que deve ouvir associados, empreendedores e demais players do setor. O objetivo é alinhar ações com o atual ciclo de expansão urbana de Goiânia e municípios do entorno, onde o mercado imobiliário mantém trajetória de crescimento sustentado.
O 1º vice-presidente, João Victor Araújo, ressalta que o mandato anterior foi marcado pela aproximação com entidades estratégicas como Ademi, Sinduscon e ADU, além da consolidação do Fórum Goiano da Habitação (FGH).
O Fórum passa a ocupar papel central na nova gestão, funcionando como instância de diálogo técnico com municípios e governo estadual na formulação de políticas públicas voltadas ao setor.
“Precisamos avançar na interlocução com o poder público, principalmente nos municípios, onde o mercado imobiliário interage diretamente. E também trazer cada vez mais o sindicalizado para dentro do Secovi”, afirma Araújo.
A proposta é estruturar uma agenda institucional capaz de melhorar marcos regulatórios, simplificar processos urbanos e ampliar a previsibilidade para investidores.
Para o 2º vice-presidente, Marcelo Baiocchi Carneiro, a nova gestão reforça um compromisso histórico da entidade: a defesa do ambiente de negócios. “O SecoviGoiás inicia uma nova fase dando continuidade ao trabalho já desenvolvido, com foco na defesa do segmento imobiliário e condominial e na busca permanente por melhoria do ambiente empresarial”, afirma.
A convergência entre o setor imobiliário e o comércio, representado pela FecomércioGO, sinaliza uma estratégia de integração econômica mais ampla, especialmente em um momento de expansão urbana, novos empreendimentos verticais e fortalecimento de polos comerciais.
Com sede consolidada, finanças equilibradas e maior articulação institucional, o SecoviGoiás inicia o novo mandato mirando crescimento estruturado, ampliação da representatividade e maior protagonismo na construção das políticas públicas habitacionais.