segunda-feira, 29 de abril de 2024
Juros básicos caem para 7,5% e já beiram o piso

Juros básicos caem para 7,5% e já beiram o piso

​O Copom do Banco Central decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 7,50% ao ano. Detalhe: desta vez, sem viés. Ou seja: a taxa básica de juros pode ter chegado ao seu piso, na avaliação da equipe econômica. Até o ritmo de queda já foi menor desta vez. Nos últimos […]

25 de outubro de 2017

​O Copom do Banco Central decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 7,50% ao ano. Detalhe: desta vez, sem viés. Ou seja: a taxa básica de juros pode ter chegado ao seu piso, na avaliação da equipe econômica. Até o ritmo de queda já foi menor desta vez. Nos últimos quatro encontros do Copom, cada corte foi de 1 ponto percentual. O mercado prevê que poderá, até dezembro, haver no máximo mais um corte de 0,5 ponto e o BC manter uma taxa de 7% até dezembro de 2018.

Convém frisar, entretanto, que foi o nono corte consecutivo na Taxa Selic, o que a levou ao menor patamar desde abril de 2013 e está muito próxima da mínima histórica de 7,25% ao ano (entre outubro de 2012 e abril de 2013). A estimativa dos analistas das instituições financeiras é de que o juro continue a recuar nos próximos meses, chegando a 7% ao final deste ano, estabelecendo uma nova mínima histórica, e permanecendo neste patamar até o final de 2018.

Na decisão de hoje o Copom afirma que há sinais claros de recuperação gradual da economia brasileira, que o cenário externo tem se mostrado favorável, na medida em que a atividade econômica global também vem se recuperando, e que o cenário básico para a inflação tem evoluído conforme o esperado. As expectativas de inflação recuaram para em torno de 3,1% para 2017 e 4% para 2018.

O Copom entende que a convergência da inflação para a meta é compatível com o processo de flexibilização monetária e que que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural. Além disso, enfatiza que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.