quinta-feira, 18 de julho de 2024
Goiás será um dos maiores fabricantes de SUVs do País

Goiás será um dos maiores fabricantes de SUVs do País

A partir de 2019, quando as linhas de produção da Caoa Chery, em Anápolis (leia mais aqui), e da JAC Motors, em Itumbiara, estiverem em operação, Goiás será um dos maiores fabricantes de SUVs (utilitários esportivos) do Brasil, segmento responsável por 20% das vendas de veículos no mercado nacional. Somada à produção da Caoa Hyundai, […]

18 de dezembro de 2017

Caoa Chery deve produzir o SUV compacto Tiggo 2 em Anápolis

A partir de 2019, quando as linhas de produção da Caoa Chery, em Anápolis (leia mais aqui), e da JAC Motors, em Itumbiara, estiverem em operação, Goiás será um dos maiores fabricantes de SUVs (utilitários esportivos) do Brasil, segmento responsável por 20% das vendas de veículos no mercado nacional. Somada à produção da Caoa Hyundai, Mitsubishi e Suzuki Veículos, quase 15 modelos serão oferecidos ao mercado brasileiro. Isto, levando-se em conta os planos de lançamentos de produtos destas montadoras para os próximos anos.

A JAC Motors, através da SHC, seu representante no Brasil, oficializou nesta segunda-feira (18), durante solenidade no Palácio das Esmeraldas, o protocolo de intenções para instalar a fábrica da marca chinesa em Itumbiara, onde vai montar inicialmente os SUVs T40 e T5. O investimento será de R$ 200 milhões, com geração de 820 empregos direitos e indiretos na unidade em Itumbiara. A fábrica erá capacidade para produzir 35 mil unidades ao ano.

Com a implantação da linha de montagem da Caoa Chery em Anápolis e a  instalação JAC Motors em Itumbiara, Goiás passará  a ter cinco fabricantes de veículos e implementos agrícolas, com a comercialização de seis marcas : Mitsubishi/Suzuki Veículos, Caoa Hyundai, Caoa Chery,  John Deere (colheitadeiras de cana) e, agora, a JAC Motors. O Estado entra na disputa com o Rio de Janeiro, que tem cinco fábricas, pela quarta posição no País em número de unidades de produção de veículos no País. 

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil  tem hoje 65 unidades de produção de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motores, máquinas e implementos agrícolas em 42 municípios de 10 Estados. Deste total, 27 estão localizadas em São Paulo, 11 no Paraná, 10 no Rio Grande do Sul, 5 no Rio de Janeiro, 4 em Minas Gerais, 3 em Goiás, 2 em Santa Catarina, 1 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 no Ceará.

Seguindo a tendência de mercado, a Caoa Chery deve apostar na produção, em Anápolis, do SUV compacto Tiggo 2, uma versão aventureira do Celer que seria lançado este ano, mas a parceria entre as empresas adiou a estreia para o início de 2018. Outros dois utilitários no radar são o Tiggo 5x, que seria o legítimo sucessor do Tiggo atual pelas proporções, e o médio Tiggo 7, com espaço interno maior, design moderno e cabine requintada. A Caoa Hyundai já fabrica o ix35 e o New Tucson, na unidade de Anápolis.

Em Catalão, atualmente, a Mitsubishi produz o SUVs Pajero Full 3D, Pajero HPE, Pajero Outdoor e o ASX, e importa o Pajero Full e o Outlander. Mas deve ampliar o número de modelos produzidos no Estado.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.