Presidente da montadora TAC Motors, Neimar Braga entrou com pedido de financiamento na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para bancar a construção de uma fábrica de veículos em Goianápolis (GO), utilizando recursos do FCO e do FCDO. A fábrica – que chegou ser cotada para o Espírito Santo – terá capacidade para produzir 20.000 […]
Presidente da montadora TAC Motors, Neimar Braga entrou com pedido de financiamento na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para bancar a construção de uma fábrica de veículos em Goianápolis (GO), utilizando recursos do FCO e do FCDO. A fábrica – que chegou ser cotada para o Espírito Santo – terá capacidade para produzir 20.000 unidades/ano e deve gerar cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos.
“Não mediremos esforços para atrair este investidor com nossas taxas e prazos imbatíveis no mercado”, afirma o diretor da Sudeco, Edmilson Alves, sobre a instalação da TAC em Goiás. “Trará tecnologias e vai gerar novos postos de trabalho, contribuindo com a redução do desemprego na região”, completa.
Com a participação do governo de Santa Catarina, a TAC foi criada em 2004 em Joinville. Em 2012, numa negociação com o governo cearense, transferiu sua fábrica para Sobral onde produz há quatro anos o utilitário off-road Stark 4×4, mas também de uso urbano. O veículo passou recentemente por um processo de aperfeiçoamento, principalmente em itens relacionados à segurança e ao desempenho. Tem motor 2.3 turbo diesel de 127 cv e está mais leve, com pouco mais de 1.600 kg.
No final de 2015 a empresa foi comprada por R$ 190 milhões pela multinacional chinesa Zotye Motors, que decidiu manter o nome TAC e planeja ampliar a produção do utilitário no País. Fundada em 2003 na China, a Zotye fabrica SUVs e veículos leves à combustão e elétricos.
A história desta montadora genuinamente brasileira lembra a de outra, mais consolidada no mercado, a Troller. Fundada por um empresário brasileiro em 1995 no Ceará. Ganhou visibilidade apenas com o jipe T4 turbodiesel, mas também se tornou especialista em veículos especiais ao desenvolver jipe militar, carro-bombeiro e os destinados às operações em minas subterrâneas. Foi adquirida em 2007 pela Ford do Brasil.
Confirmada a fábrica da TAC Motors para Goianápolis, será mais um modelo utilitário (SUV) a ser produzido em Goiás a partir de 2019. Como informado aqui no EMPREENDER EM GOIÁS, quando as linhas de produção da Caoa Chery, em Anápolis (leia mais aqui), e da JAC Motors, em Itumbiara, estiverem em operação, o Estado será um dos maiores fabricantes de SUVs (utilitários esportivos) do Brasil, segmento responsável por 20% das vendas de veículos no mercado nacional. Somada à produção da Caoa Hyundai, Mitsubishi e Suzuki Veículos, quase 15 modelos serão oferecidos ao mercado brasileiro.