Os negócios no ramo de alimentação, saúde e serviços pessoais lideram a lista dos mais promissores para as micro e pequenas empresas em 2018. Estudo elaborado pelo Sebrae, com base no perfil de novas empresas em anos anteriores, no comportamento da economia nacional e no mercado externo, revelou que os empreendimentos que promovem saúde, inovam […]
Os negócios no ramo de alimentação, saúde e serviços pessoais lideram a lista dos mais promissores para as micro e pequenas empresas em 2018. Estudo elaborado pelo Sebrae, com base no perfil de novas empresas em anos anteriores, no comportamento da economia nacional e no mercado externo, revelou que os empreendimentos que promovem saúde, inovam na oferta de alimentos e oferecem serviços ligados à beleza pessoal estão entre as atividades mais prósperas para este ano.
Para mapear os negócios promissores de 2018, o Sebrae analisou os segmentos com maior taxa de expansão nos últimos anos, pois sinalizam a existência de uma maior demanda do mercado consumidor. Entre 2013 e 2017, o serviço ambulante de alimentação e o fornecimento de alimentos preparados para consumo das famílias cresceram 24% ao ano, por exemplo.
Outro setor que deve atrair novas empresas em 2018 é a construção, com destaque para atividades de pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica e serviços de pintura. Nos últimos cinco anos, o registro de novas empresas que oferecem serviço de obras de alvenaria aumentou 36% ao ano.
Para o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-GO, Bruno Fleury, a indicação dos negócios mais promissores para 2018 tem tudo a ver com a retomada do crescimento da economia brasileira. “ Com a queda da inflação, os juros baixos e os sinais de recuperação de geração de emprego, cresceu o poder de compra da população. E o aumento do consumo estão justamente nos de alimentação, saúde e serviços e pessoais”, frisou.
Conforme Bruno Fleury, o estudo sobre as tendências de oportunidades de negócios em Goiás, a ser divulgado em 40 dias, aponta praticamente os mesmos caminhos apresentados pelo nacional. Mas, lembrou, não basta apenas escolher a melhor oportunidade. “É preciso buscar orientação no Sebrae, que ajuda o empreendedor a estruturar o negócio”, afirmou.
Alimentos e bebidas: lanchonetes, casas de chá, de sucos, comércio de alimentos, fornecimento de alimentos preparados, bares, restaurantes, comércio de bebidas e fabricação de produtos de padaria e confeitaria;
Vestuário e calçados: confecção de roupas, confecção sob medida, comércio de vestuário e calçados;
Construção: Pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica, serralheria, comércio de material de construção e serviços de pintura;
Saúde: Venda de planos de previdência complementar e de saúde, atividades de condicionamento físico, serviço de diagnóstico por imagem, atividades de fisioterapia, atividade médica ambulatorial, ensino de esportes, instituições para idosos e serviços veterinários;
Educação: serviços de educação infantil, treinamento profissional/gerencial, transporte escolar, ensino de esportes;
Serviços pessoais: cabeleireiros, manicure e pedicure, atividades de estética e beleza, comércio de cosméticos;
Serviços especializados: Transporte de carga, serviço de taxi, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, lanternagem e pintura de veículos, serviço de entrega rápida, produção de fotografia e serviços de contabilidade;
Vendas: marketing direto, promoção de vendas, representação comercial, fabricação de letreiros;
Comunicação/Computação: serviço de comunicação/multimídia, desenvolvimento de softwares, portais/provedores de conteúdo e outros serviços de internet.
Informática: comércio de equipamentos de informática
Entretenimento: casas de festas e eventos, organização de feiras, congressos, exposições e festas
Lojas de conveniência