A retomada da economia e o aquecimento das vendas deixaram o mercado imobiliário otimista. Dentro desta perspectiva, a Adão Imóveis trabalha com a perspectiva de 20 lançamentos este ano, com valor global de vendas (VGV) de cerca de R$ 1,2 bilhão. Esta é projeção de Murilo Sousa de Andrade, CEO da imobiliária, que está presente […]
A retomada da economia e o aquecimento das vendas deixaram o mercado imobiliário otimista. Dentro desta perspectiva, a Adão Imóveis trabalha com a perspectiva de 20 lançamentos este ano, com valor global de vendas (VGV) de cerca de R$ 1,2 bilhão. Esta é projeção de Murilo Sousa de Andrade, CEO da imobiliária, que está presente em Goiânia e em outras cinco cidades no interior do Estado e em Cuiabá (MT). Em maio, confirmando estas projeções, a Adão Imóveis bateu recorde histórico de vendas nos 34 anos de atividades da imobiliária.
“Vendemos cerca de 2 mil imóveis por ano. De 50 colaboradores, passamos para 600, e hoje estamos consolidados como a quinta maior imobiliária do país”, frisa Murilo, ao destacar que o sucesso da empresa se deve ao investimento na capacitação dos colaboradores e na parceria com construtoras.
O próximo passo da Adão Imóveis será o aprimoramento do sistema de vendas digital, com aperfeiçoamento do trabalho do corretor on-line e outras modalidades de vendas pela internet. Também estão nos planos consolidar-se nos mercados de Luziânia, Caldas Novas, Senador Canedo, Trindade e Mineiros, além de Cuiabá. Na capital do Mato Grosso, a empresa está com o lançamento de loteamento aberto, composto por 600 unidades, com metragem a partir dos 250 metros quadrados.
Empreendedorismo
A história de sucesso da Adão Imóveis teve início em 1984, quando o seu fundador e atual presidente, Adão Luiz de Andrade, e sua esposa, Marise Vale de Sousa Andrade, decidiram abrir o próprio negócio. Ao casal juntou-se Abigail Andrade, irmã de Adão. Juntos, os três deram o primeiro passo para criar e consolidar uma empresa que tem uma forte atuação no segmento de lançamentos de condomínios verticais e horizontais, bem como de loteamentos abertos, além de uma construtora, a Sousa Andrade.
Adão Luiz de Andrade teve a sua origem familiar em Panamá, cidade localizada na região Sul de Goiás, onde residiu com os pais na zona rural. Após a morte do pai, quando Adão de Andrade tinha nove anos de idade, a mãe e os dois filhos se mudaram para Itumbiara, indo residir em uma casa às margens do Rio Paranaíba. Foi nessa época que a vocação para as venda despertou nos dois irmãos.
Aos 13 anos de idade, Adão de Andrade mudou-se para Goiânia. Nesta fase, buscou emprego por muito tempo, principalmente em Campinas, onde morava sua família. Como tinha apenas um passe de ônibus, ia a pé para o Setor Central de Goiânia e voltava de ônibus para casa. A primeira oportunidade de emprego surgiu por intermédio de Luziano Martins Ribeiro, das Lojas Novo Mundo. Entrou na empresa no setor de limpeza, passou a office-boy, assistente de vendedor, vendedor e gerente de loja.
Negócio
Aos 26 anos de idade, Adão de Andrade percebeu que poderia realizar sonhos maiores. Entrou para o setor imobiliário. Entre 1978 e 1982, um período de crises econômicas, passou a vender imóveis construídos em Goiânia para clientes do Distrito Federal. Montou a sua própria empresa, em 1982, que inicialmente chamava Veplan – Vendas e Planejamento, para dois anos mais tarde transformá-la em Adão Imóveis.
A empresa cresceu e tornou-se referência no segmento de lançamento de apartamentos. Um dos exemplos do sucesso da estratégia de vendas da Adão Imóveis é o Condomínio Salsalito, localizado no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. O empreendimento, de duas torres, foi totalmente vendido em um dia em junho de 1986, tornando-se um caso de sucesso que chamou a atenção da imprensa nacional.
O período de consolidação da Adão Imóveis coincidiu coma fase de crescimento das principais incorporadoras da capital, como EBM Construtora, Dinâmica Engenharia, entre outras. A imobiliária tornou-se uma das grandes parceiras de vendas destas empresas e se projetou no mercado como referência no segmento de imóveis de alto padrão.
Foi no final dos anos 1990 que a Adão Imóveis abriu seu leque de negócios com a criação de uma construtora. Em 1997, nasceu a Sousa Andrade, em meio à turbulência do mercado da construção civil provocada pela quebra da Encol, uma das maiores da América Latina, e o escândalo da queda do Edifício Palace 2, do empresário Sérgio Naya, no Rio de Janeiro.
Nova fase
Em 2007, a Adão Imóveis deu início a uma nova fase, com a entrada da segunda geração na administração do negócio. Murilo Andrade, depois de cursar Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atuar em várias empresas daquele Estado, decidiu voltar para Goiás. De 2007 para 2013, a empresa aumentou seu faturamento em 500%.
“Pelo quinto ano consecutivo, somos merecedores do título de Great Place Work”, afirma Murilo Andrade, ao lembrar que a Adão Imóveis começou com 50 colaboradores e, hoje, tem 600. Segundo ele, essas marcas grandiosas são resultados da filosofia de trabalho que sempre hoje permeou a empresa, a valorização do ser humano.
Os colaboradores fazem parte de todos os processos do negócio. “No ano passado, investimos R$ 500 mil em treinamento. Trabalhamos com o princípio de trabalho, responsabilidade e ética”, explica Murilo Andrade. Segundo ele, é preciso saber vender, conhecer os processos de negócio, utilizar tecnologias disponíveis, definir estratégias e ampliar os segmentos de atuação.
Essa metodologia levou a empresa a ampliar a sua participação. Inicialmente, atuava no segmento de condomínios verticais. Atualmente, participa de empreendimentos de condomínios horizontais e loteamentos. “Participamos de todas as etapas do empreendimento: da aquisição do terreno ao seu desenvolvimento, com a definição de estratégias de vendas e campanhas de lançamento”, conta Murilo Andrade.
A partir da Adão Imóveis, foram criadas outras duas empresas, com focos de mercado distintos. A Vida Nova, que hoje é a terceira maior imobiliária de Goiânia, atua no segmento de imóveis de até 150 metros quadrados, enquanto a Talent, atende o mercado com produtos acima de 151 metros quadrados.
Parabéns Adão e Murilo!
Pelo DNA e a história de vocês.