sábado, 14 de dezembro de 2024
Su Beauty investe no público masculino

Su Beauty investe no público masculino

Há 28 anos, o goiano Suemar Borba vive do segmento de beleza. Começou fazendo cursos em São Paulo, abriu seu primeiro salão feminino em 1997 em Goiânia e, em 2018, soma duas unidades próprias da rede Su Beauty e a barbearia For Men, além de dez salões licenciados de sua marca. A cada novo salão […]

19 de agosto de 2018

A barbearia For Men oferece serviços de barbaterapia, com massagem, relaxamento e cuidados com a pele

Há 28 anos, o goiano Suemar Borba vive do segmento de beleza. Começou fazendo cursos em São Paulo, abriu seu primeiro salão feminino em 1997 em Goiânia e, em 2018, soma duas unidades próprias da rede Su Beauty e a barbearia For Men, além de dez salões licenciados de sua marca. A cada novo salão aberto, o investimento médio de Su é de R$ 400 mil a R$ 600 mil.

O empresário e cabeleireiro comanda uma equipe de 280 pessoas, entre profissionais e parceiros. “O crescimento foi grande e eu não imaginava que seria assim”, revela Suemar, o Su, referência na área de beleza na capital, tanto para mulheres quanto para homens. A ala masculina, inclusive, comemora a chegada da barbearia que se tornou espaço de relaxamento para eles.

Da moda à beleza

Antes de entrar para o universo da beleza, Suemar passou pela moda. Entre 1986 e 1987, teve uma butique de multimarcas em sua cidade natal, Sancrerlândia, e abriu uma confecção, que funcionou até 1990. Mas, no final dos anos 80, sentiu os efeitos da crise e fechou a fábrica. “Fui para São Paulo na lona, por necessidade. Fiz cursos de cabeleireiro e dei certo no segmento. Hoje eu gosto do que faço”, lembra.

O primeiro salão Su Beauty foi inaugurado há 21 anos na Rua 10, no Setor Oeste, para uma clientela feminina. O nome da empresa foi sugestão de uma cliente. “Essa é minha linha: a de observar e atender o interesse do cliente”, frisa. Em 2000, Su mudou o salão para a Rua 22, também no Setor Oeste, com uma estrutura maior. No ano seguinte, abriu uma segunda unidade, no Posto Xodó da Avenida 85, fato inédito no Brasil.

Mais um ano e o empresário criou um processo de licenciamento de sua grife. Novas casas de beleza foram abertas com direito de uso da marca. Já são dez salões funcionando por esse sistema.

Suemar Borba atende cliente em um dos seus salões. Tudo começou em 1997 com um salão feminino

Espaço masculino

Su, que muito antes de ser empresário de beleza é cabeleireiro, nunca abandonou o ofício. Queridinho das mulheres, ele logo conquistou os homens para sua clientela, especialmente para corte de cabelos. Tanto que em 2016 iniciou projeto de uma barbearia e montou equipe específica para eles. A estreia foi dentro do salão feminino do Setor Oeste. “Criei um ambiente masculino, a primeira Barbearia For Men. Esse espaço masculino deu muito certo”, conta.

Atualmente, Su se divide na administração das três unidades próprias e no acompanhamento das licenciadas. A matriz atende homens e mulheres. A Maison tem um andar dedicado às noivas. E o mais recente, a Barbearia For Men, tem serviços extras como bar, pub, pizzaria, área para network. “Estou atendendo clientes exigentes que querem conforto”, justifica o empresário.

Em 2018, ele fez a fusão do salão masculino com a Pizzaria Paulista, que já estava sob sua direção nos últimos anos. “Foi preciso otimizar custos e agregar valor”, conta, ao explicar que a pizzaria é hoje um produto da barbearia.

Suemar na inauguração da For Men, cuja inspiração para a criação da barbearia veio da série britânica Peaky Blinders

Barbaterapia

A For Men oferece serviços de barbaterapia, com massagem, relaxamento, cuidados com a pele. O pub é um espaço de espera, climatizado, com telão, adega e área para café, eventos e clube do uísque. A inspiração para a criação da barbearia veio da série britânica Peaky Blinders. “É um salão para homens de negócios. Fazemos com que ele cuide da cabeça e se torne bem sucedido. Para isso a equipe é treinada para o bom atendimento. Investimos em pessoal e temos grandes parceiros”, define.

Na equipe estão Regis, barbeiro pioneiro no grupo, onde atua há 16 anos. “Ele tem uma ótima história a construir com a gente”, atesta Su. Alaíde é uma barbegirl e colorista que também faz corte. Com eles também estão os barbeiros Leo, Heloísio e Wanbaster, entre outros.

Prazer em ensinar

Como se não bastasse ser empresário, Su dá sequência à sua carreira de cabeleireiro, fazendo cortes e coloração, além de penteados de noivas. “Gosto muito de atender”, diz.

E ele não para por aí. É também educador. No Instituto Su Beauty, ministra aulas e cursos de gestão de salão, presta consultorias, compartilha know how. “Uso minha empresa para dar dignidade às pessoas, aos meus funcionários, a quem vem fazer cursos comigo. A maioria deles se tornou parceiro ou licenciado da marca”, afirma Suemar Borba.

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2 thoughts on “Su Beauty investe no público masculino”

  1. aderlita@gmail.com disse:

    Parabéns meu irmão! Que Deus te garde e te proteja sempre!

  2. Celso Moraes F disse:

    Uma honra ser amigo do Suemar desde a infância em Sanclerlândia (palavrinha difícil de escrever!). Tem minha admiração como exemplo de self made man, sempre com ética e honestidade. Parabéns!