terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Goiás é o 9º Estado no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico

Goiás é o 9º Estado no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico

O Estado de Goiás vem crescendo em ações de valorização da micro e pequena empresa e ocupa o 9º lugar no ranking do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico (ISDEL), com pontuação de 0,392. Criado pelo Sebrae Minas, o ISDEL analisa 30 indicadores com base em fontes oficiais divididos em cinco dimensões responsáveis por promover o […]

8 de janeiro de 2019

O Estado de Goiás vem crescendo em ações de valorização da micro e pequena empresa e ocupa o 9º lugar no ranking do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico (ISDEL), com pontuação de 0,392. Criado pelo Sebrae Minas, o ISDEL analisa 30 indicadores com base em fontes oficiais divididos em cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local. Além das capitais, também é possível conhecer os resultados obtidos pelos municípios brasileiros e seus respectivos Estados. O ISDEL mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas.

O ISDEL é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. “São informações que possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou Estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

O ISDEL posiciona os territórios entre uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. Nessa abordagem, o Sebrae Minas entende que as seguintes dimensões são responsáveis em promover o desenvolvimento econômico local: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas).

Desempenho

No quesito Capital Empreendedor, Goiás ocupa a 8ª posição, com índice de 0,6307. Com relação à Governança para o Desenvolvimento, a 12ª posição, com índice de 045,80. Com relação à Inserção Competitiva, conquistou o 13º lugar, com índice de 0,0906. No item Organização Produtiva, está na 8ª posição, com índice de 0,4404. No tocante ao item Tecido Empresarial, ficou na 12ª colocação, com índice de 0,1440. Em relação aos Estados, Goiás aparece em 9º lugar com índice de 0,3919, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais. Goiânia ocupa a 1 ª posição no Ranking de Goiás e a 45ª posição no Ranking Brasil.

O diretor e sócio proprietário da Mac Sistem Equipamentos e Máquinas para Escritório, Eber Xavier, está à frente de uma empresa cujos principais serviços são o desenvolvimento e análise de sistemas de gestão, elaboração e implantação de projetos para automação comercial. Com todo esse pacote de serviços, ele não deixa de lado a busca pelo aperfeiçoamento na gestão. O empreendedor, que sempre participa de cursos de capacitações do Sebrae, e considera os novos conhecimentos fundamentais ao sucesso do negócio, é um dos empreendedores do Sebrae que está sempre atento às pesquisas e informações.

Eber Xavier participa de cursos de capacitações do Sebrae e considera os novos conhecimentos fundamentais ao sucesso do negócio

Para conferir a posição no ranking de cada cidade do Estado, basta acessar os dados que já estão disponíveis para consulta no site do www.isdel-sebrae.com. A expectativa é que o ISDEL seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.