sábado, 13 de abril de 2024
Instituições de Ensino de Goiás se unem em rede empreendedora

Instituições de Ensino de Goiás se unem em rede empreendedora

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, nas instituições de ensino objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação brasileira desenvolve no estado de Goiás o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). O PNEE oferece conteúdos de empreendedorismo que geram […]

17 de fevereiro de 2019

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, nas instituições de ensino objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação brasileira desenvolve no estado de Goiás o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

O PNEE oferece conteúdos de empreendedorismo que geram reflexão sobre projeto de vida e carreira e desenvolvem competências empreendedoras para que a criança, jovem ou adolescente decida fazer parte de um negócio ou ter o seu próprio negócio, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a transformação da sociedade.

Benefícios

A analista do Sebrae Goiás, gestora do PNEE na Regional Noroeste e do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Eliene Campos, relata os benefícios que uma postura empreendedora proporciona aos alunos de todas as fases – básica, profissional e superior. “As crianças e os jovens que têm a oportunidade de vivenciar na prática o comportamento empreendedor demonstram um maior protagonismo, passam a acreditar mais em si mesmos”, destaca Eliene”.

“Os alunos observam as coisas”, continua ela, “com menos barreiras e acreditam mais no sucesso. E, na essência, demonstram que perdem o medo de sonhar e realizar”, completa a analista.

Em Goiás, atualmente, cerca de 385 instituições de todas as regiões estão aplicando os produtos do PNEE. O Programa disponibiliza portfólio para cada fase da educação:www.pnee.sebrae.com.br. Desde sua implantação, o PNEE acumula várias iniciativas bem sucedidas como, mais de quatro milhões de estudantes atendidos pelo programa, 120 mil professores capacitados nas metodologias do PNEE, parceria com seis mil instituições por todo país.

Capacitação

Para alcançar o público de forma exponencial e linear, o Sebrae busca aprimorar constantemente o portfólio com capacitações para professores, instrutores e voluntários de instituições de ensino para que passem a atuar com informações sobre empreendedorismo junto às crianças e jovens e ainda por meio de palestras diversas com as temáticas de empreendedorismo e educação empreendedora.

Para tal, o professor, instrutor e o voluntário capacitados pelo Sebrae desempenham papel importante ao inspirar a curiosidade dos alunos, voltada a uma aprendizagem com significado empreendedor. Através de encontros planejados, eles absorvem informações e conteúdos voltados às capacidades, habilidades e atitudes que possibilitam aos alunos conquistar o protagonismo por meio de escolhas focadas no empreendedorismo.

Todas as instituições de ensino, pública ou particular, desde a educação básica, ensino médio, e os projetos sociais que atuam com jovens e ensino superior podem participar. Para tanto, os interessados podem entrar em contato com o Sebrae Goiás, por meio dos seus 12 Escritórios Regionais. (Agência Sebrae de Notícias)

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.