O projeto de revitalização da Avenida Castelo Branco, com a sua transformação em uma agrovia, é finalista do Brasil Design Awards, uma das mais importantes premiações de design do Brasil. O Projeto Branding e Revitalização da Agrovia Castelo Branco concorre como melhor projeto de Brandig para Impacto Social do Brasil. “Esta é uma importante conquista, […]
O projeto de revitalização da Avenida Castelo Branco, com a sua transformação em uma agrovia, é finalista do Brasil Design Awards, uma das mais importantes premiações de design do Brasil. O Projeto Branding e Revitalização da Agrovia Castelo Branco concorre como melhor projeto de Brandig para Impacto Social do Brasil. “Esta é uma importante conquista, fruto do trabalho de um grupo de abnegados. Um prêmio tão importante como este engrandece os empresários e todo o setor produtivo, Goiânia e Goiás”, afirmou Ricardo Cantaclaro Marques, da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).
Há mais de um ano, empresários da região da Avenida Castelo Branco vêm atuando para promover a revitalização do trecho compreendido entre a Praça do Cigano e o Terminal Padre Pelágio. O projeto contempla a reconstituição paisagística, reforma do canteiro central, padronização da sinalização de trânsito, fim dos semáforos e três e quatro tempos, entre outras modificações. Também faz parte do projeto a construção de um viaduto no cruzamento da Avenida Marginal Cascavel.
Os empresários têm realizado várias tratativas com a Prefeitura de Goiânia, para destravar o processo de licenciamento da revitalização. Um dos últimos passos foi uma reunião, no Ministério Público de Goiás, o promotor Maurício José Nardini, com atuação na área de urbanismo.
No encontro, o empresário Luiz Hohl, da Casa do Pica Pau, explicou sobre a reforma do canteiro central da via, com a substituição das mungubas e implantação de piso permeável. “Nossa intenção é evitar acidentes com a queda de árvores e danos ao asfalto provocados pelas raízes das árvores, além de facilitar a travessia de pedestres”, afirmou.
Durante o encontro, Maurício Nardini adiantou que vai solicitar informações à Prefeitura sobre a situação da revitalização da Avenida Castelo Branco. Ricardo Cantaclaro afirmou que tem encontrado receptividade da prefeitura ao projeto e que já ouviu do prefeito Iris Rezende a sinalização de que assim que todos os licenciamentos forem realizados as obras devem ter início.
Cantaclaro afirmou que Goiânia é um grande centro do agronegócio brasileiro, mas com o crescimento de outras regiões e a evolução da internet o cenário vem mudando, impactando em quedas no faturamento das empresas locais. Segundo ele, é preciso identificar uma solução que servisse como ponto de partida para o projeto, que busca o resgate do protagonismo comercial da capital para o agronegócio.
O Projeto Branding e Revitalização da Agrovia Castelo Branco busca também impactar na governança das empresas familiares, incentivando a sucessão e introduzir as inovações do agronegócio em um setor que tem se adaptado lentamente.
O Brasil Design Award é um concurso realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design. Tem o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. O corpo de jurados é composto por 80 especialistas de diversas partes do Brasil, que vão julgar trabalhos de 10 categorias e 78 subcategorias.