O Sebrae Goiás realizará aproximadamente 170 ações presenciais em todo o Estado, entre atendimento especializado, capacitações (cursos, oficinas, palestras, seminários) e eventos de negócios (encontro/rodada de negócios) para marcar o Mês das Micro e Pequenas Empresas, que é comemorado em outubro, e também o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a ser celebrado em […]
O Sebrae Goiás realizará aproximadamente 170 ações presenciais em todo o Estado, entre atendimento especializado, capacitações (cursos, oficinas, palestras, seminários) e eventos de negócios (encontro/rodada de negócios) para marcar o Mês das Micro e Pequenas Empresas, que é comemorado em outubro, e também o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, a ser celebrado em 5 de outubro. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que completa 20 anos em 2019.
Também estão previstos atendimentos remotos, entre consultorias online, ‘fala com o especialista e capacitações EAD’, 14 edições da Peça Teatral ‘A Loja – Como Encantar seu Cliente.
Além destas ações, dois grandes eventos serão novidade este ano. No dia 11 de outubro, será realizado o “Sebrae em Sua CASA”, na Igreja “A CASA”, com o tema “Empreendedorismo Cristão”, com duas palestras magnas, uma sobre empreendedorismo cristão e outra sobre liderança. Em seguida, haverá um talk show com empreendedores cristãos com os temas moda, mídia e comunicação e música.
O outro grande evento é o “Circuito de Palestra Sebrae”, com o tema “Marketing Digital”, que será realizado no Teatro Rio Vermelho do Centro de Convenções de Goiânia, no dia 15 de outubro, e contará com uma palestra magna sobre mídias sociais para negócios. Em seguida, haverá um show de ilusionismo intitulado “Novos negócios, novos consumidores”.
Ainda durante outubro, o Sebrae realizará a Semana Nacional de Crédito, que através das instituições financeiras parceiras, prestará orientação sobre linhas de crédito disponíveis, quais as que mais se encaixam a cada tipo de negócio, empresário e investimentos.
Objetivo
Segundo Cleonice Silva, analista da Unidade de Atendimento Presencial do Sebrae Goiás, o foco das ações é o público das micro e pequenas empresas. No entanto, a programação é formatada para atender também o MEI (Microempreendedor Individual) e os potenciais empresários (pessoas que possuem um negócio, mas não formalizado). “São aproximadamente mais de 2.300 horas de atendimento. Em todo o Estado, a expectativa de público, no atendimento presencial, em geral é em torno de 10.500, desses temos a expectativa de atender 5.200 pequenos negócios formalizados (com CNPJ)”, complementa.
Em Goiás, de acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 94% do total de empresas (Receita Federal, maio/2019). “Atualmente (2019), o número de pequenos negócios em Goiás é 542.781. Estima-se aumento para os próximos anos”, frisou.
No Brasil, as micro e pequenas empresas representam 99% do total de empresas do país, geram 52% dos empregos formais e são responsáveis por 40% da massa salarial.