sábado, 27 de abril de 2024
Confiança do empresário industrial goiano se estabiliza

Confiança do empresário industrial goiano se estabiliza

O otimismo dos empresários da indústria se mantém estável em Goiás. É o que mostraos resultados de outubro do índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado nesta sexta-feira (30) pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás. No mês passado,o ICEI ficou em 61,5 pontos. Pela metodologia da pesquisa, o índice varia de 0 a […]

30 de outubro de 2020

O otimismo dos empresários da indústria se mantém estável em Goiás. É o que mostraos resultados de outubro do índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado nesta sexta-feira (30) pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás. No mês passado,o ICEI ficou em 61,5 pontos. Pela metodologia da pesquisa, o índice varia de 0 a 100 pontos, sendo que resultados acima de 50 indicam aumento da confiança.

O ICEI se manteve estatisticamente estável na comparação com outubro de 2019, -0,4 ponto. Frente a setembro de 2020, a queda foi de 1,1 ponto, mas, mesmo com esses resultados, o índice se mantém acima dos 50 pontos.

Todos os portes de empresas pesquisados têm se mostrado confiantes. As empresas de pequeno porte fecharam o mês com índice em 62,1 pontos, resultado inferior ao observado no mês anterior, mas estável frente a outubro de 2019. As empresas de médio porte também apresentaram confiança menos intensa do que em setembro, porém frente a outubro do ano passado, aumentaram 2,2 pontos. Por fim, as empresas de grande porte seguem com a confiança em alta, aumento de 1,4 pontos frente ao mês anterior.

O ICEI é composto pelo Indicador de Condições, que mede as condições atuais comparadas com os últimos seis meses, e o Indicador de Expectativa, que mede as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses. Quanto ao Indicador de Condições, o resultado de outubro ficou 3,2 pontos acima do resultado de setembro e 2,0 pontos superior ao de outubro de 2019. Com 56,4 pontos, o indicador se consolida acima da linha divisória de 50 pontos, indicando melhora nas condições atuais de negócios. Já o Indicador de Expectativas está menos intenso nas duas bases de comparação, queda de 3,2 e 1,5 frente a setembro de 2020 e outubro de 2019, respectivamente. Entretanto, ainda assim, se manteve acima dos 50 pontos, em 64,1, revelando expectativas positivas para o futuro próximo.

Nacionalmente, o índice de confiança do empresário industrial também se manteve em alta, estatisticamente estável na comparação com o mês anterior, em 61,8 pontos, resultado próximo ao observado antes dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a economia.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.