segunda-feira, 29 de abril de 2024
CAOA em Anápolis: maior fachada com OPV do mundo

CAOA em Anápolis: maior fachada com OPV do mundo

A CAOA, que produz modelos das marcas Hyundai e Chery em Anápolis, e a Sunew, empresa brasileira de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto: a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética da montadora no município goiano recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, com área de 850 m², […]

16 de novembro de 2020

A CAOA, que produz modelos das marcas Hyundai e Chery em Anápolis, e a Sunew, empresa brasileira de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto: a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética da montadora no município goiano recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, com área de 850 m², sendo a maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV do planeta (não se trata apenas de propaganda do grupo Caoa).


A eficiência do OPV cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio. A CAOA Montadora inaugurou o Centro de Pesquisas em 2015 com investimento de R$ 130 milhões, para a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.


Para o CEO da montadora, Mauro Correia, o Centro de Pesquisas tornou-se peça-chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da CAOA e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com substancial redução de emissões de CO2. “Com o CPEE, a CAOA Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações que envolveram os lançamentos do Hyundai New Tucson, dos CAOA CHERY, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8”, disse.

Sobre OPV
Do inglês organic photovoltaic (OPV), o filme fotovoltaico orgânico da Sunew – Sunew GLASS- é a tecnologia de células solares de terceira geração. É a alternativa de geração de energia mais verde e apresenta a menor pegada de carbono entre as tecnologias de geração solar. Permite a geração de energia em qualquer superfície, desde fachadas de vidro de edifícios inteligentes até veículos e mobiliário urbano.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “CAOA em Anápolis: maior fachada com OPV do mundo”

  1. Mayre disse:

    Preciso mandar 1 Curriculum mando qual email