sábado, 4 de maio de 2024
Estado e OCB/GO fecham parceria para reativar a economia goiana

Estado e OCB/GO fecham parceria para reativar a economia goiana

O governo de Goiás e o Sistema OCB/GO concretizaram hoje (01/12) parceria para diversas ações conjuntas que visam a retomada da economia goiana a partir do próximo ano e terão como prioridade as regiões mais afetadas pela pandemia da Covid-19 e os setores econômicos mais vulneráveis da sociedade. O governador Ronaldo Caiado defendeu que o […]

1 de dezembro de 2020

O governo de Goiás e o Sistema OCB/GO concretizaram hoje (01/12) parceria para diversas ações conjuntas que visam a retomada da economia goiana a partir do próximo ano e terão como prioridade as regiões mais afetadas pela pandemia da Covid-19 e os setores econômicos mais vulneráveis da sociedade. O governador Ronaldo Caiado defendeu que o cooperativismo goiano precisa ser fortalecido e mais difundido e cumprimentou o Sistema OCB/GO pelo esforço que tem realizado para incentivar a criação de cooperativas em vários segmentos no Estado.


O pronunciamento foi durante a assinatura de três protocolos de intenções pelo presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, pelo governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura, no Edifício Goiás Cooperativo. Luís Alberto Pereira afirmou que o cooperativismo está pronto para ser parceiro do Estado na retomada da economia, na geração de emprego e renda e no desenvolvimento do Estado. “O cooperativismo tem a parceria em seu DNA. Nesse momento de dificuldades sanitárias, precisamos nos unir e o cooperativismo saber fazer isso como ninguém. Já fazemos esse esforço de gerar emprego e renda. Com as parcerias que estamos concretizando com o governo de Goiás, vamos multiplicar esses resultados”, afirmou.


O governador Caiado afirmou que tem lutado muito para que a cultura do cooperativismo se transforme em uma realidade no Estado e citou como exemplo vários países do mundo e Estados do Sul e Sudeste do Brasil. “Durante muito tempo, como deputado parlamentar em cinco mandatos e senador da República, todas as tentativas que fazíamos naquela época para tentar proteger o produtor rural desembocavam sempre na cooperativa. Não temos ferramenta melhor capaz de enfrentar os cartéis, as estruturas que tentam monopolizar mercados”, frisou. “Precisamos ter essa cultura cada vez mais divulgada pelo governo e o senhor, presidente Luís Alberto, pode contar com o nosso total apoio”, disse.

Parcerias
As parcerias serão desenvolvidas por meio do Programa Coopera Goiás, que consiste em uma série de ações que serão realizadas conjuntamente pelo Sistema OCB/GO e o governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada. O trabalho visa fortalecer o cooperativismo no Estado, para alavancar a retomada da economia, a geração de emprego, trabalho e renda. O Coopera Goiás representa, ainda, um esforço do Governo do Estado para fortalecer a cultura da cooperação entre suas secretarias, agências, autarquias, assim como nos demais órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para 2021, o Sistema OCB/GO prevê a liberação de até R$ 5 milhões, por meio do SESCOOP/GO, para capacitação profissional de dirigentes e colaboradores de novas cooperativas que forem constituídas e registradas na OCB/GO.


O SESCOOP/GO possui mais de 160 cursos já formatados, num total de mais de 2 mil vagas. Dentre eles, podemos citar capacitações em governança, inovação, competências comerciais, pecuária leiteira, formação de dirigentes e gerentes de cooperativas e contabilidade. Além dessas vagas, as cooperativas que estão registradas na OCB/GO podem solicitar diversos outros cursos, em temas variados, de acordo com suas necessidades específicas.


A expectativa é de que a assinatura dos protocolos vai proporcionar a formalização de centenas de cooperativas no Estado, que hoje não estão registradas na OCB/GO e, por isso, não podem ser beneficiadas pelos programas, serviços e cursos especializados. Para acelerar o acesso a essas cooperativas, o Sistema OCB/GO prevê a realização de encontros regionais com prefeitos eleitos, para disponibilizar a eles cursos práticos referentes ao modelo de negócio e formas de constituição.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.