domingo, 5 de maio de 2024
75% dos usuários de cartão parcelam as compras

75% dos usuários de cartão parcelam as compras

Pesquisa realizada pelo Datafolha, sob encomenda da Associação Brasileira de Internet (Abranet), revela que 75% dos usuários de cartão de crédito têm o costume de parcelar suas compras de produtos ou serviços. O hábito é maior entre as mulheres (78%) do que entre os homens (71%). As compras de vestuários/joias (54%), bens duráveis (39%) e […]

16 de fevereiro de 2021

Pesquisa realizada pelo Datafolha, sob encomenda da Associação Brasileira de Internet (Abranet), revela que 75% dos usuários de cartão de crédito têm o costume de parcelar suas compras de produtos ou serviços. O hábito é maior entre as mulheres (78%) do que entre os homens (71%). As compras de vestuários/joias (54%), bens duráveis (39%) e farmácias (34%) destacam-se entre as categorias nas quais o entrevistado mais utiliza o parcelamento. A categoria de bens duráveis, como carros, móveis e eletrodomésticos, é a que apresenta a maior diferença entre o índice de parcelamento habitual e compras à vista. Somente 16% dos entrevistados responderam que têm condições de comprar um bem durável à vista.

A pesquisa apontou ainda que 73% dos entrevistados começaram a usar, ou intensificar o uso, de formas de pagamento durante a crise sanitária. Meios de pagamento como parcelamento no cartão de crédito sem juros (33%), transferência entre contas (33%) e boleto bancário (29%) ganharam espaço, em detrimento ao dinheiro ou cartão de débito, que exigem a presença física do consumidor.

“No momento de crise em que vivemos, as vendas a prazo no cartão de crédito são fundamentais para estimular o consumo. Esta é uma realidade que já observávamos antes da pandemia, mas que se acentuou ao longo de 2020. Grande parte das pessoas simplesmente não tem condições de fazer compras à vista”, afirma o diretor-presidente da Abranet, Eduardo Neger.

Segundo o Datafolha, 60% dos entrevistados atribuem notas 9 e 10, em escala de 0 a 10, para a importância do parcelamento sem juros para a vida financeira. Ou seja, dependem da prática para a aquisição de bens e serviços. A valorização do parcelamento sem juros é maior entre a mulheres (67% de notas 9 e 10 ante 54% dos homens) e integrantes das classes C (62%) e D/E (66%), frente a 55% entre as classes A/B.

O Datafolha ouviu 840 pessoas, entre os dias 8 e 14 de dezembro, com 18 anos ou mais, integrantes de todas as classificações econômicas, possuidoras de cartão de crédito. O levantamento foi realizado nas regiões metropolitanas (47%) e em cidades do interior (53%) das cinco regiões do país. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

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