A frota total do setor, que soma as unidades compradas com veículos seminovos já disponíveis, chegou em 15.996 unidades no Estado, um aumento de 3.841 carros em relação a 2020.
As 369 empresas de locação de veículos que atuam em Goiás emplacaram, no decorrer do ano passado, exatos 7.654 automóveis e comerciais leves, de acordo com o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A frota total do setor, que soma as unidades compradas com veículos seminovos já disponíveis, chegou em 15.996 veículos no Estado, um aumento de 3.841 carros em relação a 2020. Das 369 locadoras ativas em Goiás, 292 alugam veículos sem motorista, enquanto 77 atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de 2.864 empregos diretos.
O ranking das montadoras traz a Volkswagen no topo da participação na frota total, com 30,1%, seguida por General Motors, com 17,7%. A Stellantis vem em terceiro lugar com 15,5%. Dos 7.654 automóveis e comerciais leves comprados no ano passado, 21,4% foram modelos da Volkswagen. Na sequência ficou a Renault com 18,2% de participação nas compras anuais do setor no Estado.
No Brasil, apesar de a pandemia ter novamente impactado o setor, o balanço se mostrou favorável. A atividade de aluguel de veículos, que tem no país 13.903 locadoras ativas, deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento recorde na história do setor, de R$ 23,5 bilhões em 2021. Em 2020, o faturamento da atividade havia sido de R$ 17,6 bilhões, ainda sob o impacto das rígidas medidas de isolamento social causadas pela Covid-19. No âmbito da frota total no País, no último ano chegou-se à marca de 1.136.517 automóveis e comerciais leves.