O foco é qualificar pequenas e médias empresas goianas inovadoras que tenham potencial para atuar no mercado externo.
O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quarta-feira (16/3) o Inova Export, um programa para capacitar empresas de base tecnológica para exportação. “Goiás tem de sair sempre à frente. Não podemos ficar na esteira de ninguém. Temos de fazer política que seja inteligente, são cabeças criativas que empolgam”, disse.
O foco é qualificar pequenas e médias empresas goianas inovadoras que tenham potencial para atuar no mercado externo. Foram homologadas 73 empresas para a primeira capacitação. As áreas de atuação delas são variadas, como alimentação, bebidas, confecção/vestuário, cosméticos/perfumaria e indústria da transformação.
As empresas recebem conhecimentos sobre inteligência comercial e incubação e têm acesso a requisitos básicos como legislação, regras sanitárias, comunicação e marketing. Para isso, foi firmada parceria com a UFG.
O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, disse que não se trata apenas de oferecer produto para o mercado internacional, mas de entender como adaptá-lo para atender à demanda. “Programas como esse nos ajudam a atrair talentos e, principalmente, manter cabeças pensantes no Estado”, afirmou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.