Goiás subiu cinco posições em um ano e atualmente é o segundo Estado mais digitalizado do País, segundo levantamento da ABEP-TIC.
Goiás subiu cinco posições em um ano e atualmente é o segundo Estado mais digitalizado do País, segundo levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Trata-se do ranking de serviços públicos digitais dos governos estaduais e do Distrito Federal. Haverá uma cerimônia de entrega da premiação, nesta quarta-feira (22/06), em Brasília (DF).
O destaque é o programa Expresso, que disponibiliza mais de 100 serviços públicos em formato completamente digital. “Trouxemos Goiás para o mundo digital. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos agilizar a vida do cidadão que recorre aos serviços do Estado”, frisou o governador Ronaldo Caiado. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de 1 milhão de serviços realizados.
A implantação do programa foi iniciada em 2019, com a inclusão de Goiás na rede Gov.Br e a desburocratização dos processos e serviços, para que pudessem ser ofertados à população em meio digital. Em 2021, o Estado já alcançava a sétima colocação no ranking nacional da ABEP-TIC.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como um resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado. “Estamos empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, em suas mais diferentes necessidades. Promover a digitalização dos serviços é uma delas. Ela agiliza, poupa esforços, facilita acessos e ainda permite que o Estado seja presente de forma menos burocrática, atendendo o cidadão por meio de um smartphone, na palma da sua mão”, diz.