segunda-feira, 29 de abril de 2024
Comércio goiano recua pelo segundo mês consecutivo

Comércio goiano recua pelo segundo mês consecutivo

Retração pode ser explicada pela queda nas vendas de eletrodomésticos, móveis, combustíveis e nos supermercados.

13 de julho de 2022

As vendas de móveis e eletrodomésticos caíram 9,4% em Goiás

As vendas do comércio varejista em Goiás caíram 1,3% em maio. É a segunda queda consecutiva no ano, já que em abril tinha registrado queda de 0,8%, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13/7) pelo IBGE. Convém lembrar que antes o segmento registrou cinco altas consecutivas.

Mas, quando comparadas as vendas de maio de 2022 com as do mesmo mês de 2021, o comércio varejista goiano caiu 1,4%, acumulando apenas 1% de crescimento neste ano e queda de 1,7% nos últimos 12 meses.

A retração no varejo goiano em maio pode ser explicada pela redução nas vendas de móveis e eletrodomésticos (-9,4%); no segmento de combustíveis e lubrificantes (-8,3%); e no grupo de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4%).

No varejo ampliado, as vendas de material de construção despencaram 13,6% em maio deste ano, comparadas com as do mesmo mês de 2021.

Crescimento

Quatro atividades no varejo goiano registraram alta em maio. O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria continua alcançando bons resultados em 2022, com aumento de 91,1% nas vendas em maio. Outro segmento que se destacou foi o de tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 19,9%.

O setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação subiu 11,5% em maio. Outro destaque de alta no mês foi a atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que subiu 8,9% na comparação com maio de 2021. No comércio varejista ampliado, também as vendas de veículos, motos e peças subiram 12,4%.

Entenda mais: Comércio goiano reclama da alta dos juros

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.