terça-feira, 30 de abril de 2024
Goianiense está mais cauteloso para gastar

Goianiense está mais cauteloso para gastar

A maioria (66%) vai comprar um presente para o Dia dos Pais, mas 45% vão gastar o mesmo valor de 2021 e 24% até menos.

1 de agosto de 2022

Não está fácil: apenas dois terços dos consumidores goianienses pretendem comprar um presente para o Dia dos Pais e, destes, 69% vão gastar o mesmo valor ou até menos do que o ano passado. É o que constatou a pesquisa Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL). A maioria (66%) vai comprar um presente, mas 45% vão gastar o mesmo valor de 2021 e 24% menos. Apenas 18% afirmam que pretendem desembolsar mais.

Dos que não vão presentear, a maioria (49%) informou não possuir alguém para receber a homenagem, seguido por 34% que afirmaram não ter condições financeiras para investir na data. Os presentes mais lembrados pelos consumidores da capital são roupas e calçados (46%), seguidos por perfumes e cosméticos (20%) e relógios, joias e acessórios, com 14%.

Além dos pais e padrastos, que representam 66% dos que serão homenageados, maridos, mães, avós, tios, amigos e irmãos também foram mencionados na coleta de informações. “Um ponto importante captado no levantamento é que muita gente aproveita a data para dar presentes a outras pessoas que não sejam especificamente os pais. O lojista deve abrir o olhar neste aspecto para também oferecer produtos e serviços que se encaixem a esses demais públicos”, diz Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia.

Dos que vão presentear, 78% pretendem pesquisar os preços antes da efetivação da compra. Para o pagamento, o cartão de crédito parcelado é a opção mencionada por 33% dos consumidores. O cartão de crédito à vista vem em segundo lugar, com 20%, e o Pix, com 19%. Cartão de débito e dinheiro seguem com 15% e 13%, respectivamente.

Os dados apontaram ainda que 31% dos consumidores goianienses farão suas compras em shoppings. Outros 28% afirmaram que os presentes serão comprados pela internet e 19% em lojas de rua. O item mais indicado como atrativo para a decisão de compra são as ofertas de melhores preços e promoções, citado por 31% dos participantes. Em segundo lugar está a qualidade, com 20%, seguida pela localização do estabelecimento, com 15%.

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