segunda-feira, 29 de abril de 2024
Arena Fieg Jovem debate sucessão empresarial

Arena Fieg Jovem debate sucessão empresarial

Construir um legado por gerações. Com esse mote, a Fieg Jovem, liderada pela empresária Thais Santos, lançou nesta terça-feira (02/08), na Casa da Indústria, a iniciativa Arena, que vai promover discussões sobre sucessão empresarial, buscando instrumentalizar jovens empresários no processo de gestão de negócios familiares.

2 de agosto de 2022

Lançamento da Arena Fieg Jovem nesta terça-feira (02/08) reuniu diretores e empresários

Construir um legado por gerações. Com esse mote, a Fieg Jovem, liderada pela empresária Thais Santos, lançou nesta terça-feira (02/08), na Casa da Indústria, a iniciativa Arena, que vai promover discussões sobre sucessão empresarial, buscando instrumentalizar jovens empresários no processo de gestão de negócios familiares. Em setembro, será abordado o planejamento do processo sucessório, enfocando a jornada da sucessão familiar e o equilíbrio entre os aspectos técnicos e socioemocionais. Em outubro, serão apresentados cases de sucesso na gestão, apontando prós e contras da sucessão familiar e sucessão profissional, bem como o processo de entrada do herdeiro no negócio.

“Sem dúvida é uma discussão delicada, mas que, quando é planejada, ajuda muito o negócio lá na frente. Vemos muitas empresas grandes que não têm sucessão, onde os herdeiros não foram acostumados com o negócio e não participam da administração. Para que a empresa se perpetue, é preciso preparar a próxima geração, com conhecimento e, principalmente, encantando-os com o negócio”, avaliou o presidente da Fieg, Sandro Mabel, durante a abertura do evento.

Para o empresário Nestore Scodro, pai de Sandro Mabel e que acompanhou o lançamento da iniciativa da Fieg Jovem, dois aspectos fundamentais precisam ser observados nas empresas familiares: harmonia e capacitação. “A harmonia na família se reflete no trabalho e na gestão industrial. Isso e a capacitação são fundamentais para formar herdeiros preparados para assumir os negócios”, afirmou.

O lançamento da Arena Fieg Jovem contou com palestras de Pietro Schonmann, family-advisory da UBS Global Wealth Management, e de Mariana Salomão, sócia da Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Os especialistas abordaram as melhores práticas e principais elementos de governança familiar, inclusive adoção de protocolos orientadores que impulsionam a tomada de decisões, a continuidade das empresas e a harmonia familiar; além de aspectos jurídicos que precisam ser observados nesse processo.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.