domingo, 28 de abril de 2024
Diesel deve manter elevado o custo do frete de grãos

Diesel deve manter elevado o custo do frete de grãos

Os valores médios do frete rodoviário para transporte de grãos deverão se manter entre 40% e 60% maiores nos próximos meses, comparados a igual período de 2021

5 de setembro de 2022

O diesel é um dos principais responsáveis pelos patamares elevados

Os valores médios do frete rodoviário para transporte de grãos deverão se manter entre 40% e 60% maiores nos próximos meses, comparados a igual período de 2021, projeta o Grupo de Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqLog), da Universidade de São Paulo (USP). O diesel é um dos principais responsáveis pelos patamares elevados. Além do combustível, a safra recorde do milho colabora para a alta.

O fato é que o diesel quase não foi afetado pelo teto do ICMS, entre 17% e 18%, estabelecido pela lei complementar 194/2022. Os Estados e o Distrito Federal já cobravam alíquotas menores que esses percentuais sobre o diesel antes da lei.

Tampouco a desoneração dos impostos federais sobre o combustível mais vendido no País foi suficiente para afetar os preços nas bombas de forma significativa. O maior impacto foi a redução da base de cálculo do ICMS, determinada pelo ministro André Mendonça (STF), atendendo pedido da Presidência da República.

Segundo contas da Abicom, que reúne importadores de combustíveis, o diesel negociado no País estava R$ 0,20 (4%) acima do preço de paridade na sexta-feira (2/9). O que daria margem para a Petrobras reduzir os valores que cobra em suas refinarias.

Gasolina

A gasolina continua caindo, puxada pela redução do ICMS, pela desoneração dos impostos federais e também pelas reduções promovidas pela Petrobras. A última delas, de 7%, entrou em vigor na última sexta-feira. O combustível acumula queda de 30% nos preços desde a entrada em vigor da lei 194/22, no fim de junho.

Na semana passada, a gasolina registrou queda de 1,5% nas bombas, com preço médio de R$ 5,17 por litro, segundo levantamento da ANP. Com isso, vai ficando cada vez mais barata que o diesel, beneficiando sobretudo a classe média.

Saiba mais: Diesel faz caminhoneiros goianos desistirem

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.