domingo, 5 de maio de 2024
Comitiva da Fieg conhece inovações em Israel

Comitiva da Fieg conhece inovações em Israel

Em missão prospectiva em Israel, iniciada no último sábado (3/09), a delegação goiana da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou visitas técnicas a plantas industriais e centros de pesquisas que trabalham soluções inovadoras em áreas estratégicas, como energia, água, agro e iluminação pública.

9 de setembro de 2022

Delegação goiana da Fieg visita o Centro de de Pesquisas Nucleares Negev, em Israel

Em missão prospectiva em Israel, iniciada no último sábado (3/09), a delegação goiana da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou visitas técnicas a plantas industriais e centros de pesquisas que trabalham soluções inovadoras em áreas estratégicas, como energia, água, agro e iluminação pública. A agenda de visitas conta com participação de 45 empresários e representantes de sindicatos patronais da indústria e é promovida em parceria com o Sebrae Goiás.

A delegação conheceu as instalações da Veridis, de soluções ambientais no setor de água. A empresa é considerada a força por trás da construção e operação da Usina de Dessalinização Ashkelon, uma das maiores e mais avançadas usinas do setor no mundo. Atualmente, 80% da água consumida em Israel é dessalinizada. “Visitamos uma grande usina, que produz 120 milhões de metros cúbicos de água por ano. Um processo muito interessante”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, que lidera a delegação

O grupo de empresários visitou também o Centro de Pesquisa Agro do Deserto de Ramat Negev. Criado há cerca de 50 anos como parte do projeto de implantação de P&Ds regionais, o local incentiva o desenvolvimento da agricultura nas áreas periféricas, aproveitando os recursos naturais locais. O vice-presidente da Fieg e presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS), Flávio Rassi,  destacou a capacidade israelense em criar soluções tecnológicas para driblar a falta de recursos naturais

A comitiva da Fieg e Sebrae Goiás visitou ainda o Centro de Pesquisas Nucleares de Negev, instalação nuclear israelense localizada no deserto de Negev. O local abriga a estação de energia Ashalim Power Station, maior geradora de energia solar do mundo, que opera com três tecnologias diferentes, combinando energia solar térmica, energia fotovoltaica e gás natural. “O complexo tem três tipos de energia que, juntas, correspondem, aproximadamente, à parte da produção da Usina de Cachoeira Dourada, no Brasil. É muito impressionante”, afirmou o presidente Sandro Mabel.

O presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal (Sieeg-DF), Luiz Antônio Vessani, explicou que pessoas do mundo inteiro vão sistematicamente às instalações para aprender essa tecnologia de aproveitamento dos recursos locais. “A matéria-prima deles é a dificuldade, o deserto e o sol. A partir disso estão gerando soluções, dinheiro e empregos”, afirmou.

Com atuação no mercado global com desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas, o Grupo Sosa trabalha com equipes de inovação e unidades de negócios em corporações como LG, HP, Schneider Electric, RBC e Swiss Re e governos como Austrália, Brasil, Canadá e Taiwan. Com exploração e validação de startups e tecnologias, a empresa leva aos clientes as soluções que precisam para resolver problemas agudos, identificar oportunidades ou construir novos produtos.

O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI), Heribaldo Egídio, destacou a importância da gestão de projetos para inovação nos pequenos negócios, sobretudo para assegurar competitividade em um mercado globalizado. “A questão de processos é fundamental para que a empresa rompa a barreira da inovação. Precisamos apoiar a gestão de projetos nos pequenos negócios, alavancando-os e integrando as diversas áreas para tornar a empresa mais competitiva”, afirmou.

A comitiva da Fieg esteve também no Instituto Weizmann de Ciências, uma das principais instituições de pesquisa básica multidisciplinar do mundo em ciências naturais e exatas. Visitou ainda a sede da empresa Juganu, líder em soluções de iluminação pública para concessionárias vencedoras de parcerias público-privada no Brasil, onde se instalou em 2016 para atender a uma grande demanda por tecnologias avançadas no setor.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.