O consumidor que faz pesquisas antes de ir às compras no supermercado e escolhe marcas mais baratas pode ter uma economia anual de até R$ 1.655,54 em Goiânia.
O consumidor que faz pesquisas antes de ir às compras no supermercado e escolhe marcas mais baratas pode ter uma economia anual de até R$ 1.655,54 em Goiânia. Isto, quando adquire produtos sem marca definida, de valores mais baixos. Se optar por produtos com os líderes de marcas, a economia pode chegar a R$ 1.250,52.
É o que revela o levantamento feito pela Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que analisou os preços de 40 hipermercados, supermercados e lojas atacadistas na capital goiana.
A instituição analisou também os preços dos mesmos estabelecimentos em São Paulo (298), Rio de Janeiro (200), Salvador (64), Belém (40)e Porto Alegre (55). Ao todo, foram 697 estabelecimentos comerciais avaliados e mais de 92 mil produtos analisados.
A pesquisa da associação foi dividida em duas cestas, ambas com 104 produtos. Contudo, uma delas foi formada pelas principais marcas do mercado. Já a segunda, foi composta por produtos sem marca definida, mas com os valores mais baixos.
Na cesta de produtos sem marca definida, a economia anual alcança a marca de R$ 3.035,40 no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a economia é de R$ 2.888,76. Em Salvador é de $ 2.279,64 e em Porto Alegre, de R$ 1.710,12. Enquanto Belém e Goiânia registram R$ 1.655,54 e R$ 1.155,12, respectivamente.
Em relação à cesta de produtos com os líderes de marca, o valor resguardado mais alto fica com São Paulo, em R$ 2.265,60. No Rio de Janeiro o valor é R$ 2.231,40. Em Goiânia a economia é de R$ 1.250,52, seguido por Belém (R$ 1.195,12). Salvador e Porto Alegre registram as menores marcas, com R$ 1.167,12 e R$ 941,52, respectivamente.
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