segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás é líder na produção de girassol

Goiás é líder na produção de girassol

Goiás tem 11 municípios entre os 15 maiores produtores de girassol do País, conforme pesquisa do IBGE.

27 de setembro de 2022

Goiás produziu 21,8 mil toneladas de girassol na atual safra

Goiás tem 11 municípios entre os 15 maiores produtores de girassol do País, conforme pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE. Piracanjuba está no topo do ranking nacional. Completam a lista Caldas Novas (4º), Ipameri (6º), Rio Verde (7º), Bela Vista de Goiás (8º), Vianópolis (9º), Joviânia (10º), Catalão (12º), Goiatuba (13º), Buriti Alegre (14º) e Itumbiara (15º).

De acordo com a pesquisa, entre as cidades goianas que se destacaram em produção, de uma safra para outra, estão Bela Vista, que registrou aumento de 314,2% em 2021, se comparado a 2020; Piracanjuba, com crescimento de 100% na produção; além de Buriti Alegre e Caldas Novas, com aumento de 65,9% e 60%, respectivamente.

Para o superintendente da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Carneiro, os dados confirmam o quanto é diversificada e importante a produção agrícola no Estado. “Os resultados positivos não ficam restritos apenas às grandes culturas, como soja e milho. A cada nova safra, Goiás mostra seu potencial na agricultura e ocupa posições de destaque em diferentes cadeias produtiva”, enfatiza.

Topo do ranking

Em Goiás, a safra de girassol deste ano foi encerrada no mês de julho. Com os números alcançados, o Estado se manteve na liderança da produção nacional do grão. Do total de 41,1 mil toneladas cultivadas no Brasil, 21,8 mil toneladas foram em terras goianas. Ou seja, 53,04% de todo o girassol produzido no País.

Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que revelam ainda que a área plantada, em Goiás, girou em torno de 26 mil hectares (30% maior que a safra 2020/2021), com produtividade de 840 quilos por hectare.

“Hoje, além de ser utilizado para a produção de óleo, o grão pode ser usado como farelo para a fabricação de ração. E a tendência é de crescimento e de números ainda mais positivos para a cadeia produtiva do girassol no Estado”, destaca Ricardo Carneiro.

Saiba mais: Produção agrícola goiana bate novo recorde

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.