segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás volta a liderar ranking de criação de empresas

Goiás volta a liderar ranking de criação de empresas

Com abertura de 25.275 empresas de janeiro a setembro deste ano, Goiás reassumiu a liderança do ranking de criação de novos empreendimentos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

5 de outubro de 2022

O setor de serviços de escritório e apoio administrativo liderou em setembro a abertura de empresas em Goiás

Com abertura de 25.275 empresas de janeiro a setembro deste ano, Goiás reassumiu a liderança do ranking de criação de novos empreendimentos nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo dados divulgados pelo governo federal por meio do portal Redesim. O Ceará ficou em segundo lugar, com 2.097 empresas. E o Mato Grosso em terceiro, com 1.886 novos negócios.

O mês de setembro contribuiu com novos 2.648 CNPJ’s em Goiás. Foi liderado pelo setor de serviços de escritório e apoio administrativo (277), seguido de preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (186) e promoção de vendas (180). O ranking segue com comércio varejista de vestuário e acessórios (167), consultoria em gestão empresarial (166) e comércio varejista de bebidas (166).

A média de tempo para abertura de uma empresa em Goiás ficou em 24 horas. Abaixo da média do País, que é de 1 dia e 7 horas.

Uso de solo

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o número poderia ser ainda maior, já que em agosto o Estado alcançou o registro histórico de 3 mil empresas abertas em um único mês. Ele explica que, nos primeiros 18 dias de setembro, a Prefeitura de Goiânia não estava emitindo o documento de uso de solo, por causa da falta de regularização do novo Plano Diretor do município.

“Isso impactou a abertura de novas empresas que exigiam a análise desse documento. Mas, a partir do dia 19, a Prefeitura decidiu receber a documentação em papel para não prejudicar ainda mais o empreendedor”, explica Euclides.

Atualmente, Goiás conta com 1.008.032 empresas em atividade no Estado. Goiânia (311.895), Aparecida (73.058), Anápolis (59.169), Rio Verde (31.258) e Valparaíso de Goiás (23.015) são as cidades com mais empreendimentos em funcionamento.

Saiba mais: Goiás tem 1 milhão de empresas ativas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.