terça-feira, 30 de abril de 2024
Tarifa de energia aumenta 7,2% em média em Goiás

Tarifa de energia aumenta 7,2% em média em Goiás

O reajuste começa vigorar a partir do próximo sábado em Goiás. Consumidores de alta tensão vão pagar 10,8% a mais pela energia.

18 de outubro de 2022

A tarifa de energia elétrica aumenta 7,2% em média em Goiás. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (18/10) pela Aneel, que aprovou o reajuste tarifário para a Enel Goiás, empresa de distribuição que foi vendida para a Equatorial Energia (saiba mais aqui). A distribuidora atende cerca de 3,2 milhões de consumidores no Estado.

O reajuste começa vigorar a partir do próximo sábado (22/10). Para os consumidores residenciais (B1), a tarifa sofreu reajuste de 4,8%. Para consumidores de baixa tensão, o aumento foi de 5,8%. Contudo, para os de alta tensão, geralmente indústrias, o reajuste foi maior: 10,8%. Na média geral, o aumento é de 7,2%.

O reajuste da tarifa de energia elétrica em Goiás foi antecipado pelo EMPREENDER EM GOIÁS.

Os fatores que mais impactaram o reajuste da tarifa em Goiás foram os custos de encargos setoriais e de aquisição de energia. E o aumento poderia ser ainda maior. Entretanto, para atenuar os efeitos do reajuste, a Aneel aplicou créditos da devolução do PIS/Cofins, bem como recursos da CDE/ Eletrobras relacionados à modicidade tarifária e do bônus da Conta de Comercialização de Itaipu.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Na baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Confira aqui o anúncio da Aneel.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.