sexta-feira, 3 de maio de 2024
Maioria dos brasileiros ainda usa dinheiro vivo

Maioria dos brasileiros ainda usa dinheiro vivo

O dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros para fazer compras, pagar contas e receber renda.

21 de outubro de 2022

Mesmo com o avanço de meios eletrônicos de pagamento, o dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento mais usado para fazer compras, pagar contas e receber renda. Pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada em agosto deste ano, revela que 63% dos brasileiros utilizam papel moeda para pagarem suas despesas. E um terço das classes D e E tem o dinheiro vivo como principal meio de pagamento. O estudo é uma das ações que marcam os 40 anos do Banco24Horas.

O levantamento mostra que 22% recebem ao menos parte de seus rendimentos em dinheiro. Desse grupo, 57% são clientes de bancos digitais, bancos com atendimento físico ou ambos. Os perfis que mais se destacam no recebimento dos rendimentos em dinheiro são as classes menos favorecidas, não bancarizados e entre 35 e 44 anos. Metade dos brasileiros declara guardar dinheiro físico em casa, seja para uso no dia a dia ou para emergências.

As principais motivações para o uso do dinheiro são a aceitação exclusiva do meio de pagamento no estabelecimento, que é de 20%, chegando a 27% na classe C. Também se destaca o costume (16%); a obtenção de descontos (15%), a segurança de sair apenas com o dinheiro necessário (11%) e ainda como meio de controle de gastos (9%).

Caixa eletrônico

Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados utilizam o caixa eletrônico no País, o equivalente a 136 milhões de pessoas. Desse total, 53% usam o equipamento no mínimo uma vez por mês e 42% fazem transações de saque no dia a dia e 41% para emergências.

O estudo aponta que 7 em cada 10 pessoas gostariam de uma maior presença de caixas eletrônicos em estabelecimentos diversos. Sobretudo entre os que têm o dinheiro como forma de pagamento preferida. Oito em cada dez bancarizados gostariam de poder utilizar livremente os caixas eletrônicos, independente da instituição ou banco na qual possuem conta.

Leia também: “Falar de dinheiro no Brasil é um tabu”, diz especialista

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.