domingo, 28 de abril de 2024
Goiás tem mais empresas de alto crescimento

Goiás tem mais empresas de alto crescimento

As empresas dos segmentos de transporte, armazenagem e correio foram as que contribuíram com o maior aumento.

26 de outubro de 2022

Segmento de transportes é um dos que têm empresas de alto crescimento em Goiás

Empresas de alto crescimento têm aumentam por quatro anos consecutivos em Goiás. Em 2020, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26/10) pelo IBGE, existiam 1,9 mil empresas com este perfil. Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 3,4%. Juntas, empregavam 87,4 mil trabalhadores.

São consideradas empresas de alto crescimento as que apresentam crescimento médio do pessoal ocupado assalariado maior que 20% ao ano, por um período de três anos. E que tenham pelo menos dez pessoas assalariadas no ano inicial de observação.

As empresas dos segmentos de transporte, armazenagem e correio foram as que contribuíram com o maior aumento. Seguidas pelas indústrias de transformação e da construção. Já no outro extremo, as que mais perderam força são as empresas de atividades administrativas e serviços complementares, além das de alojamento e alimentação, reflexo principalmente da pandemia da Covid-19.

Gazelas

Existem também as empresas denominadas (pelo IBGE) de gazelas, que são as de alto crescimento mais novas, com até cinco anos de idade no ano de referência. Elas cresceram 24,1% em 2020 em Goiás, para 216 unidades. É o segundo ano consecutivo de crescimento. Essas empresas empregavam 12,4 mil pessoas assalariadas, 33% a mais que em 2019.

Contribuíram para o maior crescimento das gazelas em Goiás as empresas que atuam em atividades de serviços, seguidas por indústrias de transformação, no comércio e que atuam na reparação de veículos automotores e motocicletas (oficinas).

Saiba mais: Mais de 80% das empresas goianas são sobreviventes

Jornalista e empreendedor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.