quarta-feira, 1 de maio de 2024
Novos tempos para empreendedorismo

Novos tempos para empreendedorismo

A pandemia trouxe grandes desafios para o empreendedorismo

26 de outubro de 2022

Por Raphael Chagas

A pandemia trouxe grandes desafios para o empreendedorismo. Há 20 anos à frente de programas de mentoria e coaching para empresários e gestores, acredito que a gestão integral passou a ser prioridade, com interesse maior das corporações em cuidar da saúde mental e do autodesenvolvimento de seus funcionários. Como criador de abelhas sem ferrão da espécie mandaçaia, observo que organização, método e rotina constroem práticas fortes e saudáveis para novos tempos do empreendedorismo. Assim como a abelha rainha lidera com maestria sua colmeia, percebo que a força do ciclo de liderança está no fundador, no empreendedor. 

A inteligência espiritual, emocional e artificial são três pilares muito importantes na construção de nova identidade no empreendedorismo pós-pandemia. Esse modelo se revela como o caminho para a liderança integral, alinhado às dificuldades enfrentadas pela sociedade durante a pandemia. Aos empresários, costumo sugerir dedicar mais tempo às pessoas do que aos processos. Empreender é engajar as pessoas que estão ao seu redor e também ter a responsabilidade de integrar as problemáticas da vida, construindo espaços para que todos possam manifestar seus anseios.

O trabalho voluntário e a filantropia também são iniciativas fundamentais para as empresas pós-Covid porque descobrimos o trabalho em seu real sentido de ser. Essa é a evidência que temos e que é possível construirmos empresas com propósito claro. A marca que queremos deixar nas empresas está centrada na capacidade de aplicar os fundamentos nas rotinas de trabalho. Quando colaboradores encontram em suas práticas o fundamento, conseguem edificar a razão social.

Assim, devemos mensurar as práticas utilizando indicadores de desempenho. Será por meio da medição das ações que efetivaremos os ensinamentos para a construção do legado e sucesso nas empresas. São prioridades, ainda, para as instituições de novos tempos a educação contínua, com o uso de ferramentas tecnológicas em parceria com o pensamento crítico para aprimorar a qualificação, que abrem portas para inovação e talento.  

Raphael Chagas é autor do livro “Abelha Rainha – a nova liderança de equipes pós-pandemia”, pela Artêra, selo da Editora Appris, e formado em Administração de Empresas

Raphael Chagas é autor do livro “Abelha Rainha – a nova liderança de equipes pós-pandemia”, pela Artêra, selo da Editora Appris, e formado em Administração de Empresas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.