segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás é o 2º do País em produção de melancia

Goiás é o 2º do País em produção de melancia

O Estado registrou recorde de produção e responde por 13% de todo o volume produzido no País.

10 de novembro de 2022

Goiás produz mais de 278 mil toneladas da fruta por ano (crédito: Wenderson Araújo)

O mercado de melancia está em expansão e Goiás é destaque na produção nacional. Segundo a edição de novembro do Agro em Dados, em 2021 as lavouras goianas entregaram 278,2 mil toneladas da fruta. Um aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. No geral, é o segundo maior produtor do País.

“O Estado registrou recorde de produção no ano passado e respondeu por 13% de todo o volume produzido no País”, ressalta o secretário estadual Tiago Mendonça (Agricultura). Em 2021, a área cultivada com melancia no Estado aumentou 16%, chegando a 6,3 mil hectares. Já a produtividade média cresceu 6,5%, atingindo 43,6 toneladas por hectare. Um recorde na série histórica.

Além disto, Uruana lidera o ranking dos maiores produtores entre os municípios brasileiros. Em Goiás, é seguido por Carmo do Rio Verde, Itapaci, Itapuranga e Rialma.

De janeiro a setembro deste ano, o Brasil faturou US$ 26,1 milhões com exportações do produto, aumento de 9,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. O vizinho Paraguai é o maior importador da fruta brasileira.

Leia também: Goiás deve se firmar como quinta maior potência do agronegócio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.