Os gastos com turismo em Goiás tiveram alta relevante no último trimestre de 2022, deixando o Estado em primeiro lugar entre os com maiores avanços no segmento.
Os gastos com turismo em Goiás tiveram alta relevante no último trimestre de 2022, deixando o Estado em primeiro lugar entre os com maiores avanços no segmento. Segundo levantamento do Itaú Unibanco e da Rede, houve aumento de 36% na quantidade de transações no turismo goiano, na comparação com o mesmo período de 2021. Considerando todo o ano de 2022, o número de compras relacionadas ao turismo subiu 63% em Goiás, e o valor gasto, 56% (frente a 2021).
Os dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que trimestralmente traz um panorama dos gastos dos brasileiros. A análise é feita com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, e pagamentos via Pix.
Também o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxe boas notícias. O setor do turismo em Goiás cresceu 16,6% em 2022, em comparação com 2021. O estudo mostra que, no acumulado do ano, a receita nominal proveniente das atividades turísticas teve alta de 33,1% em Goiás. Já em dezembro de 2022, quando comparado ao mês imediatamente anterior, o setor apresentou uma expansão maior que a média brasileira. Em Goiás, o crescimento foi de 6,2%, enquanto o Brasil registrou 3,2%.
A Goiás Turismo também garantiu R$ 6 milhões, via convênios e emendas parlamentares, para infraestrutura turística, marketing com foco na promoção dos destinos goianos e qualificação. Ainda aplica R$ 2,1 milhões na reestruturação do Caminho de Cora Coralina, a única trilha de poesia do mundo.