sábado, 27 de abril de 2024
Vendas de cerveja totalizaram R$ 277 bilhões em 2022

Vendas de cerveja totalizaram R$ 277 bilhões em 2022

Consumo de cerveja no Brasil alcançou o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros no ano passado, crescimento de 8% em relação a 2021.

15 de fevereiro de 2023

O retorno dos grandes eventos, festivais musicais, festas tradicionais e torneios esportivos impulsionou o consumo de cerveja em 2022. Alcançou o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% em relação a 2021. As cervejas Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no País. Seguida da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.

As informações estão no levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo, com uma notável performance de venda das cervejas premium entre os consumidores.

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja e a cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto. Gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões. Em termos de faturamento, a projeção das vendas da cadeia cervejeira apresentou alta de aproximadamente 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões.

Zero álcool

O levantamento revelou que a categoria da cerveja não alcoólica foi uma das mais bem-sucedidas em 2022, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação dos produtos pelas fabricantes. A projeção do volume por litros é de aproximadamente 390 milhões, o que corresponde ao crescimento de 37,6 % nas vendas em comparação com 2021.

“Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado a restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a relevância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil, explica Márcio Maciel, presidente do sindicato.

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