domingo, 28 de abril de 2024
Especialistas preveem recuperação da pecuária

Especialistas preveem recuperação da pecuária

Previsão é de aumento do consumo interno e das exportações de carne, com recuperação do preço da arroba.

4 de março de 2023

Confinamento em Mineiros: inflação controlada deve aumentar consumo de carnes no Brasil

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, a pecuária brasileira convive com duas realidades distintas. De um lado, o consumo achatado de carne bovina causado pela perda de poder aquisitivo do brasileiro. Do outro, as exportações batendo recordes consecutivos, chegando a crescer 42% em receita, com o faturamento de US$ 13 bilhões em 2022.

A China responde sozinha por 53% dos embarques totais de carne bovina brasileira, uma curva que deve permanecer ascendente em 2023. “Com a inflação mais controlada, a gente pode ter um cenário interessante no consumo doméstico. Isso faz o consumidor olhar mais para os alimentos de maior valor agregado, como é o caso da carne bovina”, prevê Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).

Thiago Bernadino acredita que 2023 será o ano do uso de tecnologia na pecuária brasileira. “Não tiro razão de quem tirou o pé do acelerador. Mas oportunidades surgirão para aqueles que continuarem investindo em tecnologia, na melhoria do rebanho e da produção”, diz. Ele esclarece que o aumento de produtividade será responsável por garantir melhor margem de lucro ao produtor em 2023, não os preços em si.

Entretanto, as cotações também sinalizam recuperação. “No mercado futuro, vemos a arroba acima dos R$ 300,00, já considerando a premiação por qualidade de carne, claro. É um cenário interessante, mas poucos vão aproveitar, pois muitos pecuaristas inseguros desistirão de confinar”, frisa o pesquisador.

Engorda

Mesmo quem produz 100% a pasto pode aumentar a eficiência produtiva do rebanho sem, necessariamente, construir grandes estruturas de confinamento. Para acelerar a terminação dos animais, encurtar o ciclo e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de carcaça, permitindo receber bonificações dos frigoríficos, existem as parcerias de engorda.

Vanderlei Finger, gerente geral de compra de gado da MFG, destaca dois modelos de parcerias: em um, os criadores de gado contratam o serviço por 110 dias, a um custo fixo diário. No outro, podem pagar por arrobas produzidas, calculadas a partir do peso de entrada e saída de cada bovino no confinamento. Entre outras vantagens, é possível aliviar a pressão de pastejo em períodos críticos do ano ou aumentar o volume do rebanho.

A MFG Agropecuária, que encerrou o ano passado com 270 mil cabeças confinadas, realizará um circuito de eventos em Goiás. O objetivo é mostrar para onde a atividade pecuária caminhará e as oportunidades aos pecuaristas. Começará nesta quarta-feira (8/3) em Goiânia. Depois terá edições em Quirinópolis (10/3), Jataí (13/3) e em Mineiros (15/3).

Leia também: Caso de vaca louca é atípico e exportações de carne devem voltar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.