domingo, 28 de abril de 2024
Recorde: e-commerce fatura R$ 262 bilhões

Recorde: e-commerce fatura R$ 262 bilhões

A maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos.

7 de março de 2023

O faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento abaixo da inflação, depois de anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor. Os dados são de pesquisa realizada pela NielsenIQEbit. Segundo o levantamento, houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país, na comparação com o ano anterior.

A maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento. A representatividade dessa faixa cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, Alimentos e Bebidas, itens de Casa e Decoração, Construção e Ferramentas, Eletrodomésticos e gastos com Saúde.

Quanto à renda, aumentou a importância de consumidores que ganham de 4 a 10 salários mínimos, independentemente da faixa etária. A porcentagem que representa esse grupo cresceu de 33,5% para 34,8%. Na análise de gênero, as mulheres se mantém em destaque no e-commerce brasileiro. Em 2022, elas foram 57,7% do público total. Apesar da predominância do público feminino, a presença dos homens aumentou levemente de 2021 para 2022, passando de 41,5% para 42,3%.

Na análise por região, o Norte teve destaque em crescimento de vendas, com alta de 18%. As outras duas regiões brasileiras que cresceram no quesito foram Nordeste (3%), Sudeste (0,4%) e Sul (3%).

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