segunda-feira, 29 de abril de 2024
Páscoa: 68% dos consumidores pretendem gastar

Páscoa: 68% dos consumidores pretendem gastar

O levantamento aponta também que 36% dos consumidores estão com contas atrasadas, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2022.

3 de abril de 2023

Supermercados e grandes redes varejistas são os locais preferidos para a compra dos ovos de chocolate

Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil, em parceria com a OfferWise, aponta que 68% dos consumidores pretendem adquirir presentes e chocolates nesta Páscoa. O levantamento entrevistou consumidores de diferentes regiões do país, incluindo Goiânia. Desses, 45% repetirão a mesma quantidade de produtos comprados em 2022. Já 39% vão aumentar os itens e 9% comprarão menos. O valor do tíquete médio será de R$ 231.

Cerca de 75% dos consumidores querem fazer as compras à vista. Nessa fatia, dinheiro (38%) e cartão de débito (42%) lideram a forma de pagamento. Já 53% devem optar pelo parcelamento. Entre os que disseram que vão parcelar os produtos, a média será de 4 prestações.

A expectativa é de que os consumidores comprem em torno de cinco itens, entre ovos e barras de chocolate, tendo como principais presenteados os filhos (57%), os cônjuges (37%), a mãe (39%) e os sobrinhos (32%). Os ovos de chocolate industrializados serão os mais buscados pelos consumidores (50%), seguidos pelos bombons industrializados (45%), ovos caseiros artesanais (43%); e bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (29%).

Os principais locais de compra dos produtos da Páscoa serão os supermercados (57%), lojas de grandes varejistas (41%) e lojas especializadas em chocolate (42%). De acordo com os consumidores, 73% têm intenção de comprar em lojas físicas, seja de rua (49%) ou de shopping (46%), enquanto 60% pretendem comprar pela internet, principalmente nos sites (28%) e aplicativos (25%). Preço (42%), qualidade dos produtos (42%), promoções e descontos (32%) são os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra.

Endividamento

O levantamento aponta também que 36% dos consumidores estão com contas atrasadas, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2022. Sendo que 66% destes já têm o nome negativado (aumento de 4 pontos. O estudo evidenciou que 30% dos que vão fazer compras na data este ano admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 8% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos neste ano.

“Apesar das tentações da comemoração, o consumidor precisa ficar atento para que a data não se torne um fardo financeiro futuro. Pesquisa de preços e planejamento durante as compras não devem ser desconsiderados”, alerta Geovar Pereira, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia. Ele enfatiza que a Páscoa é um bom momento para o comércio varejista, mas pondera sobre a questão do endividamento. “Quando notamos que houve um crescimento dos que querem comprar, mas estão inadimplentes, acende-se um alerta. Além disso, já percebemos que os produtos estão mais caros”, frisa.

Leia também: Páscoa: vendas devem somar R$ 44 milhões em Goiás

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