domingo, 5 de maio de 2024
Rio Araguaia recebe rally mundial de pesca em julho

Rio Araguaia recebe rally mundial de pesca em julho

O torneio de pesca, em formato de rally, é único no mundo e irá reunir 20 participantes de sete países diferentes.

19 de abril de 2023

O Rio Araguaia e o Rio Cristalino, em Goiás, vão receber a segunda edição do Great Amazon World Fishing Rally (GAWFR). O torneio de pesca, em formato de rally, é único no mundo e irá reunir 20 participantes de sete países diferentes. São eles: Japão, EUA, China, Brasil e Tailândia, Cingapura, Malásia. Serão cinco dias de disputa por espécies de peixes originais: aruanã, dourada, pirarara e tucunaré, além do pirarucu e piraíba, considerados os maiores peixes de água doce do planeta. Será realizado entre 14 e 23 de julho.

Um dos poucos eventos esportivos internacionais liderados por Brasil e Japão, o Great Amazon World Fishing Rally será transmitido através de várias plataformas digitais. A expectativa é que mais de 20 milhões de pessoas acompanhem o evento. 

O GAWFR se caracteriza por ser um evento esportivo, social, cultural, educacional e ecológico. Isso porque incentiva a participação das mulheres no esporte. Além de impulsionar a preservação do meio ambiente por meio do esporte e promove a pesca para que se torne um esporte olímpico. Também conta com o projeto 100 jornalistas para desenvolvimento de jovens e crianças das comunidades locais.

Amazônia

A primeira edição do Great Amazon World Fishing Rally foi realizada em 2019, com treze atletas dos dois gêneros – masculino e feminino. Eles provaram a neutralidade do esporte, competindo de igual para igual na Amazônia. Isso acontece porque a competição não depende apenas da força física, mas também da técnica, da força mental e das ferramentas de pesca utilizadas. No final, a estratégia aplicada é a chave para a vitória em um torneio tipo endurance.

A proposta do torneio é que os competidores desafiem as espécies de peixes apenas com o uso de iscas artificiais. Cada espécie possui uma pontuação diferente, levando-se em conta o grau de dificuldade em relação à captura individual. O vencedor será aquele que obter o maior número de pontos nos cinco dias de rally.

Leia também: Goiás participa da maior feira de pesca do País

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.